Economia Titulo
AES Eletropaulo e Senai têm parceria em curso de eletricista
Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC
18/08/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A cada dez saídas das equipes da AES Eletropaulo encarregadas das novas ligações à rede de energia na região, três são em vão. O motivo é a inadequação da instalação de entrada de energia aos parâmetros da Eletropaulo, que muitas vezes são feitos por profissionais desabilitados.

Para diminuir a incidência das rejeições, a AES Eletropaulo firmou parceria com o Senai de Santo André para o curso de ‘Montagem de padrões de entrada em baixa tensão’, cujas inscrições estão abertas.

“Muitos consumidores dão preferência ao vizinho, ao zelador do condomínio ou ao eletricista indicado por algum amigo, mas que não tem a capacitação necessária para realizar certos trabalhos”, explica Antônio Maschietto, diretor do Procobre, rede de instituições que integra a parceria AES Eletropaulo-Senai e mantém o Programa Casa Segura, que divulga informações sobre a segurança elétrica em casas e condomínios.

Curso - O curso é direcionado aos profissionais que já trabalham na área de instalações elétricas prediais. Ao longo do ano são formadas seis turmas, com 12 alunos cada. Os interessados podem optar entre as aulas aos sábados e fazerem o treinamento em período integral.

Aqueles que escolherem aulas durante a semana, terão o aprendizado no período noturno, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h. Em qualquer uma das grades, a carga horária total é de 56 horas e o custo é de R$ 310 para cada aluno.

O curso visa capacitar os treinados na montagem dos padrões de entrada de medição em baixa tensão (aquela até 12 mil watts, que engloba 90% dos clientes da AES Eletropaulo), exigidos pela distribuidora para fornecimento de energia à residências, condomínios, comércios, conforme o estabelecido pela lei.

O aluno deverá, no início do curso, ter 16 anos, o Ensino Fundamental concluído e experiência profissional como eletricista de baixa tensão.

Na capacitação, o aluno utilizará o LIG (Livro de Instruções Gerais), fornecido pela Eletropaulo e terá aulas práticas em oficina especialmente montada no Senai.

No primeiro semestre de 2007, a AES Eletropaulo registrou 77.963 pedidos de novas ligações de energia em 24 municípios da Grande São Paulo – incluindo as sete cidades. Do total, 24.377 pedidos foram rejeitados por problema técnico. (Senai - 4972-1099)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;