Internacional Titulo
Schroeder considera errada política dos EUA sobre Iraque
Da AFP
25/08/2002 | 18:32
Compartilhar notícia


O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, reafirmou neste domingo em Berlim que considera “errônea” a política dos Estados Unidos em relação ao Iraque. O político declarou que a Alemanha não apoiará uma intervenção militar no país de Saddam Hussein.

Schroeder destacou que a Alemanha apóia o aumento das pressões diplomáticas sobre o governo iraquiano até que sejam permitidas as visitas de inspetores de arma da Organização das Nações Unidas (ONU) ao país.

As declarações foram dadas durante o primeiro debate eleitoral televisionado da história da Alemanha, entre ele e seu concorrente nas eleições legislativas de 22 de setembro, o democrata-cristão Edmund Stoiber.

Stoiber, por sua parte, criticou Schroeder por sua denominada “via alemã” de política externa e insistiu que o país, apesar de ter que proteger seus interesses nacionais, por razões históricas não pode tomar “um caminho que não seja o europeu”.

O debate era aguardado com grande expectativa pela opinião pública alemã e teve uma audiência estimada em seis milhões de telespectadores.

As pesquisas de opinião registraram nos últimos dias uma alta (de 34 para 36%) nas intenções de voto para o partido social-democrata alemão (SPD), de Schroeder, e uma ligeira queda (de 40 para 39%) dos democrata-cristãos (CDU/CSU).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;