Política Titulo
Condenação de Renan pode produzir situação de risco
Por
16/11/2007 | 09:51
Compartilhar notícia


O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), admitiu ontem que a eventual condenação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pelo plenário vai produzir uma situação de risco para o governo, com reflexos na votação da emenda constitucional que prorroga a cobrança da CPMF.

“Mas não podemos tirar de Renan o direito de lutar para viabilizar seu mandato”, afirmou.

Antes da votação no plenário, em sessão aberta marcada para a próxima quinta-feira, o pedido de cassação do mandato de Renan será submetido no dia anterior ao plenário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A data foi acertada ontem entre Tião Viana e o senador Marco Maciel (DEM-PE), que preside a Comissão.

Com a derrota no Conselho de Ética, onde contou apenas com os votos de três colegas do PMDB, Renan chega politicamente fragilizado ao Plenário. Para reverter essa situação, vai cobrar apoio da base aliada do governo, sobretudo da bancada do PT – uma barganha que promete dar os votos do PMDB ao governo para aprovar a prorrogação da CPMF até 2011.

Se não obtiver o apoio da base aliada e perder o mandato, Renan poderá usar a influência que tem na bancada do PMDB para dificultar a vida do governo na votação da CPMF. Além disso, estimular a disputa política pela presidência do Senado, o que também não interessa ao Planalto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;