Política Titulo
PMDB admite que terá dois ministérios no governo Lula
Do Diário OnLine
08/12/2002 | 17:11
Compartilhar notícia


O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, admitiu neste domingo, pela primeira vez, a possibilidade de seu partido integrar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de conversar com lideranças do PT, ele confirmou que a legenda poderá ficar com dois ministérios na futura gestão federal.

"Nós conversamos sobre a possibilidade de o PMDB participar ativamente do governo eleito. Aventamos a hipótese de dois ministérios, mas não definimos os caminhos nem os nomes", disse Temer, que durante a manhã esteve no Hotel Hilton, em São Paulo, onde acontece a reunião do Diretório Nacional do PT.

O deputado negou que essa oferta de cargos, caso confirmada, seja para satisfazer as duas alas do partido. "Não há grupos rebeldes no PMDB. Somos uma unidade. Se houver oferta de ministério, ela será para o PMDB como instituição, e não para agasalhar o candidato de uma ala ou outra", afirmou.

O presidente do PcdoB, Renato Rabelo, também conversou neste domingo com o coordenador político da equipe de transição, José Dirceu, e com o novo presidente do PT, José Genoino, sobre ministérios no governo eleito. Ao deixar o encontro, ele limitou-se a dizer que sugeriu "algumas idéias". "Tudo está ainda em construção. Quem definirá o ministério será o Lula", declarou.

No sábado, outro político presente da reunião foi Miguel Arraes, presidente nacional do PSB. Ele garantiu que a participação de seu partido no futuro governo está "praticamente acertada" e que apenas resta ao PT analisar os nomes propostos pela legenda. O ex-governador do Rio Anthony Garotinho, que acompanhou Arraes, negou que seu nome tenha sido um dos indicados.

Escolhas - O relatório de todas as negociações costuradas neste final de semana, na reunião do Diretório Nacional do PT, deve ser entregue a Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, para que ele, então, possa finalizar a escolha de seu ministério.

Dirceu e Genoino afirmaram que as conversas que tiveram com os partidos foram excelentes, mas negaram que os titulares dos ministérios já tenham sido definidos. "O quadro só estará completo quando Lula decidir. Não há prazo para isso ser feito", declarou Dirceu.

Apesar da data para a divulgação da equipe ainda estar em aberto, a expectativa é de que isso ocorra na próxima quinta-feira, quando o presidente eleito retornar da viagem aos Estados Unidos. "Nós ainda iremos fechar mais alguns entendimentos quando Lula voltar, mas nosso tempo é mais do que suficiente para montar um bom time", garantiu Genoino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;