Internacional Titulo
Procurador pede 20 anos de prisão para Montesinos
Da Agência EFE
17/08/2002 | 11:30
Compartilhar notícia


Um procurador anti-corrupção do Peru pediu uma pena de 20 anos de prisão para o ex-assessor presidencial Vladimiro Montesinos, depois de acusá-lo de posse ilegal de armas, informou nessa sexta-feira uma fonte da judicatura.

O procurador Alejandro Espino Méndez pediu também que seja imposto a Montesinos, que foi assessor de segurança do ex-presidente Alberto Fujimori desde 1991 até 2000, o pagamento de uma indenização de 70 mil sóis (US$ 20 mil) a favor do Estado.

Espino acusou pelo mesmo delito outros 13 pessoas envolvidas no processo a Montesinos por posse ilegal de armas, para quem pediu uma pena de seis anos de prisão, informou a fonte.

O relatório do procurador, segundo a fonte, foi entregue ao juiz especial anticorrupção Jorge Barreto.

Montesinos enfrenta atualmente mais de 70 processos judiciais por diversos delitos como enriquecimento ilegal, corrupção de funcionários, tráfico de influências, suborno, extorsão, peculato (furto de dinheiro público) e delitos contra a humanidade.

Alguns desses processos estão na parte final da instrução judicial e, segundo vários porta-vozes da judicatura, em poucas semanas começará o primeiro julgamento público contra ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;