Política Titulo 13 candidatos a deputado
PT da região terá mesmo número de nomes nas urnas

Porém, sigla contará com menos índice de figuras de peso histórico do que há quatro anos

Por Raphael Rocha
30/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois anos depois de sofrer a maior derrota eleitoral na região onde nasceu, o PT do Grande ABC parte para a eleição de outubro com mesmo número de candidatos a deputado do que há quatro anos, mas com menos figuras de expressão no partido nas urnas.

Em 2014, o petismo apostou em 13 nomes, sendo cinco à Câmara Federal e oito à Assembleia Legislativa. Agora, são oito figuras a federal e cinco a estadual – a inversão é decorrência de mudanças na regra eleitoral, que destinará maior fatia do Fundo Partidário a siglas com bancadas de deputados federais mais robustas.

Se o número de postulantes é o mesmo, a força da chapa reduziu. Há quatro anos ao menos dez nomes eram considerados com potencial interno – os federais Vanderlei Siraque, Vicentinho, Helcio Silva e Mário Reali, e os estaduais Luiz Turco, Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira, Teonilio Barba, Zé Antônio e Paulo Eugenio. Tanto que, desses, cinco foram eleitos: Vicentinho, Turco, Ana do Carmo, Luiz Fernando e Barba.

Agora, a lista de figuras expressivas é formada pelos federais Eduardo Leite, Ana do Carmo, Vicentinho e José de Filippi Júnior, e os estaduais Turco, Luiz Fernando, Barba e Oswaldo Dias.

Ex-prefeito de Diadema e ex-deputado federal, Filippi reconheceu as mudanças. “Estamos vivendo nova etapa, nova maneira de se fazer campanha. Os pré-candidatos perceberam que é uma campanha com mais dificuldade de apoio financeiro, isso também impacta para termos um número reduzido. A conjuntura está levando o cidadão a ter um olhar com bastante desgosto e desesperança da política, e isso incentivado por esta operação (Lava Jato). Ela atacou e quase destruiu o sistema político e não colocou nada no lugar”, argumentou.

Outro fator que impulsionou o enfraquecimento da chapa regional foi a saída de figuras tradicionais do petismo, como Siraque (está no PCdoB) e o ex-prefeito de Mauá Donisete Braga (migrou ao Pros).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;