Política Titulo Consagração local
Ailton Lima acerta ida ao PSD e mantém elo governista

Ex-secretário andreense amplia leque de aliados que aguardam sinalização do prefeito

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel 23/10/17


Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André até o fim de fevereiro, o ex-vereador Ailton Lima (sem partido) assinará nos próximos dias ficha de filiação no PSD, partido nacionalmente comandado pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, e que integra hoje o leque de aliados do governo Paulo Serra (PSDB). Ele tentará, mais uma vez, vaga de deputado federal – assim como em 2014 –, ampliando assim o número de parceiros da gestão tucana à espera de sinalização de apoio político durante a campanha eleitoral de outubro.

Ailton pontuou que a escolha pelo PSD se deu de maneira consensual com Paulo Serra. “Optamos pela legenda porque existe um grupo por trás muito bem articulado pelo ministro”, disse, ao acrescentar que a sigla apresentou possibilidade de disputar eleição “a médio e longo prazo”. “Sentimos esse acolhimento no PSD, um fator que é fundamental, e iremos fazer ato (de filiação) na semana que vem, com a participação do prefeito.” O ex-vereador já havia sinalizado intenção em fechar com partido que indicasse permanecer no grupo que vai aderir à empreitada do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na concorrência ao Palácio do Planalto.

Ministro de Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), Kassab é cotado a compor chapa com o atual prefeito da Capital, João Doria (PSDB), que encabeçará voo ao governo do Estado. Ambos tendem a deixar o cargo na sexta-feira.

O ex-titular do governo tucano vislumbra ser eleito “com votos de Santo André”, considerando que o colégio eleitoral local tem potencial para eleger deputados. “Espero que a consagração venha da própria cidade, que possui condições reais de fazer não só um, mas até quatro parlamentares”, disse, sem descartar, no entanto, realizar “tiros curtos” em municípios próximos. “Vou concentrar minhas energias em Santo André”, reforçou. No pleito de 2016, Ailton obteve 49,9 mil votos, ficando na quarta colocação na disputa ao Paço, apoiando Paulo Serra no segundo turno. Em 2014, recebeu 20,6 mil sufrágios a federal.

Ex-titular de Segurança Cidadã, o parlamentar Edson Sardano (PTB), postulante a federal, o presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), e o também vereador Professor Minhoca (PSDB), ambos a estadual, também aguardam suporte governista. O prefeito ainda não indicou se pedirá votos a candidaturas proporcionais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;