Esportes Titulo Inspiração
Inspirados em ação mundial, surfistas de Cristo levam igreja à praia no Brasil
Por
26/02/2018 | 06:30
Compartilhar notícia


Diego Aguiar, um dos talentos da nova geração do surfe brasileiro, nem pisca ao ouvir os ex-surfistas Marcos Santos e Tadeu Pereira. O tema é outro tipo de onda. O menino de 14 anos está atento a uma passagem da Bíblia que fala da importância da qualidade dos relacionamentos. A cena, comum nos bancos de uma igreja, é vivida nas areias da praia Vermelha do Centro, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Marquito, Tadeu e Diego fazem parte dos "Surfistas de Cristo", movimento que utiliza os conceitos bíblicos para orientar os surfistas.

Os grupos são pequenos assim mesmo. O objetivo é fazer com que todos se conheçam com profundidade. Intimidade. É uma proposta que vai na contramão dos grandes centros religiosos, com foco nas multidões. O objetivo ali, na areia da praia, é olho no olho. De grão em grão, o movimento reúne cerca de mil atletas em sete Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Pernambuco e São Paulo). O grupo não forma uma igreja evangélica, embora os seus integrantes frequentem várias delas. O templo é a praia.

Além dos encontros, o grupo promove ações práticas que aproveitam a estreita relação do esporte com a natureza. Manter a limpeza das praias, separar o lixo reciclável, não destruir as vegetações rasteiras que mantêm o equilíbrio ecológico, denunciar esgoto a céu aberto e não entrar de carro na areia das praias são algumas das recomendações presentes na Bíblia do Surfista.

Alguns turistas que frequentam a praia em Ubatuba olham intrigados para aquele grupo de leitura. A razão é que ele está longe de hábitos associados à comunidade do surfe, como beber e fumar. "Muita gente do surfe usa drogas e tem uma vida desregrada. Eu vivi o outro lado também, com comemorações exageradas e bebedeira. Você pode celebrar com os amigos, mas com moderação. Não seguimos apenas regras religiosas, mas princípios que nos mantêm saudáveis", opinou Marcos Santos, ex-surfista formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, no Recife. "Ser Surfista de Cristo é amar pegar a onda, mas não se esquecer do criador das ondas", completou Tadeu Pereira, pastor da comunidade Semear.

O Brasil é um dos 35 países que integram o movimento mundial Christian Surfers International, organização sem fins lucrativos com sede na Austrália. Lá fora existem Surfistas de Cristo famosos, como o norte-americano C.J. Hobgood, campeão do circuito mundial em 2001.

A mais conhecida é a havaiana Bethany Hamilton, que está entre os maiores exemplos de superação no esporte. Aos 13 anos, sofreu um ataque de tubarão que lhe tirou o braço esquerdo. Apesar da tragédia, ela nunca abandonou o esporte e continuou competindo em alto nível - em 2014, venceu a competição em Pipeline, no Havaí. Bethany declarou que o acidente moldou a sua fé. De tão dramática, a história virou filme e livro.

Criado em 1989 nas praias pernambucanas de Olinda, o movimento já se estende por três gerações de brasileiros. A primeira foi a do próprio Tadeu Pereira - campeão paulista em 1999, vice-campeão brasileiro em 2000 e vencedor de uma etapa do circuito internacional -, que se tornou pastor. Trajetória semelhante teve Marquito Santos. Depois de conquistar os títulos do Challenge Brasil de surfe universitário, ele dá suporte emocional e espiritual no circuito mundial de surfe. Também estão nesse time de veteranos os campeões brasileiros Jojó de Olivença e Renato Galvão.

Um dos destaques do movimento na geração atual é o paulista Filipe Toledo, que viveu a sua melhor temporada em 2015, quando venceu três etapas (Gold Coast, Rio de Janeiro e Peniche). Hoje está na Austrália disputando o Campeonato Mundial.

O futuro está nas mãos de Diego Aguiar. Tricampeão paulista (2013, 2015 e 2017) e vice campeão brasileiro no ano passado - todos os títulos na categoria até 14 anos -, o novo talento participa do Rip Curl Grom Search, que reuniu os principais talentos brasileiros até 16 anos neste final de semana em Búzios (RJ). Ele diz que o seu sonho é estar na elite mundial e que ser Surfista de Cristo, entre outras coisas, é ser uma pessoa boa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;