Diarinho Titulo Folia
Fantasias ajudam a festejar

Foliões mirins prestam homenagens a seus personagens favoritos para entrar no clima do Carnaval

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
11/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Entre músicas, confetes e serpentinas que se espalham pelos dias do Carnaval, celebrado na terça-feira, o que mais chama a atenção de quem adora ‘pular’ a festa são as fantasias. Os foliões mirins também investem na divertida vestimenta, principalmente ao se aproveitarem da influência da cultura pop em diferentes mídias, como cinema, televisão e literatura.

Criatividade é o que não falta. Rafaella Miquilin Pirchio, 10 anos, escolheu ‘ser’ Hermione, amiga do bruxo Harry Potter. Para aproveitar eventos no Colégio São Carlos, de São Bernardo, ela já se fantasiou das princesas Elsa (Frozen) e Bela (A Bela e a Fera), ambas da Disney, e de Chapeuzinho Vermelho. “Cantar as marchinhas e ver todos os amigos como personagens é muito legal”, afirma.

Outro fã da Folia é Arthur Scordamaglia Boudakian, 10, que adora se fantasiar de ícones de filmes de terror. “Hoje estou de Pânico, mas já me vesti de super-heróis. A festa é tão grande que muitos estrangeiros vêm se divertir no Brasil. Somos conhecidos pelo Carnaval e futebol.”

Nesta temporada, Julia Beatriz Benício Luiz, 9, decidiu homenagear o frevo, dança típica do Recife. “É a cara da festa por ser alegre e colorido.” A menina gosta tanto do Carnaval que, junto com a família, já participou de alguns bloquinhos.

Em Santo André, no Colégio Brasil, os alunos curtem a festa que é feita na rua. Eles dançam e brincam no meio do show com os amigos. Bruno Carvalho Dias, 8 anos, seguiu a sugestão do pai e se transformou no Capitão Jack Sparrow (Piratas do Caribe). “Posso ser quem eu quiser. Já me vesti de Batman e Capitão América.”

Giovanna Ferraraz de Carvalho Urbano, 9, optou pela fantasia de dançarina havaiana. “Caso eu morasse em outro país, viria ao Brasil só para participar. Acho a festa uma grande brincadeira e todos ficam felizes.”
Não só na escola, mas também na matinê (bailinho à tarde) do clube que frequenta, João Victor Scalabrini Gaspe, 9, vai desfilar de Buzz Lightyear (Toy Story). “Coleciono os bonecos do filme em casa e adoro ser ele nas festas. Desta vez tenho laser na roupa e posso voar”, conta o menino.

História da popular data começou no século 18

O Carnaval é considerada a festa mais popular brasileira, sendo um dos fatores que tornam o País famoso no mundo todo. Parte de sua história sempre é contada para as crianças no Ensino Fundamental.

No Colégio São Carlos, de São Bernardo, por exemplo, os alunos que conversaram com o Diarinho aprenderam sobre a data por meio de grupo de folclore. Entre as curiosidades, as crianças descobriram que o Carnaval chegou ao Brasil por volta de 1723, trazido pelos portugueses. Na época, os foliões saiam às ruas para evento mais agressivo, com muita bagunça, xingamentos e o costume de se jogar ovos, farinha e água uns nos outros. Só por volta de 1840 que os bailes carnavalescos começaram a receber as famosas máscaras, conforme costume trazido de outros pontos da Europa. Foram necessários mais 30 anos para que a data especial ganhasse a participação do povo, parecido com o que vemos hoje na televisão. A comemoração se tornou tão grandiosa que é representada de diferentes formas em várias regiões do País.

A celebração carnavalesca acontece exatamente 40 dias antes da Páscoa (que, na Igreja Católica, representa o renascimento de Jesus Cristo). Com a formação da Igreja, em 590 depois de Cristo, criou-se o Carnaval Cristão, período em que era permitido o consumo de carne. Depois, os fiéis teriam a Quaresma para se purificar.

A Folia já era comemorada durante o período da Idade Antiga por egípcios, hebreus e gregos para agradecer aos deuses as colheitas de grandes safras;

No Rio de Janeiro e em São Paulo, as fantasias são grandiosas com o desfile das escolas de samba. No Nordeste, o axé é o principal ritmo musical, que ‘puxa’ multidões com os trios elétricos.

Atrações na folia
Bloquinho de Gente Miúda – A cantora Kel Figueiredo e o ritmista Manoel Filho comandam com canções infantis de diferentes épocas. O tema do bloco deste ano é Leite Materno. Hoje, às 10h. Concentração: Av. Professor Alfonso Bovero, 546, São Paulo. Grátis.

Ateliê da Folia – Oficinas ajudam as crianças a confeccionar adereços carnavalescos e fantasias (recomendado levar camiseta para customização), além de ensinar a montar instrumentos musicais. Hoje, das 13h30 às 18h30. Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, São Caetano). Grátis.

Furunfunfum e Sopro Brasileiro Convidam – Os grupos, na companhia da banda Baile do Padilha, apresentam canções de samba e forró, além de marchinhas carnavalescas. Hoje, às 16h. Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200). Grátis.

Bailinho: Encantoria na Folia – Cirandas, maracatus, sambas e frevos fazem parte da trilha preparada pelo Grupo Encantoria. O show é complementado com bonecos das culturas populares nacionais. Amanhã, às 16h. Sesc Parque Dom Pedro II (Praça São Vito, São Paulo). Grátis.

Sacode no CarnaBailinho – O show montado pelo Núcleo Caboclinhas ensina para as crianças diferentes estilos de músicas e danças. Retirada de Ingressos a partir das 14h por causa da capacidade limitada. Terça, às 16h. Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800). Grátis.

Bloquinho do Giz – Marchinhas de Carnaval comandam a trilha sonora e dividem espaço com pintura livre com guache para os pequenos participantes. Dia 18, às 8h. Concentração: Minhocão (Elevado Presidente João Goulart, São Paulo). Grátis.

A Disney aproveitou a chegada da popular data brasileira para apresentar o curta-metragem Mickey Mouse em: Carnaval. O filme mostra o ratinho correndo atrás da namorada Minnie pelas ruas (e céu) do Rio de Janeiro durante a festa. “Ela vai ser a rainha do Carnaval”, diz o protagonista. Com as falas em português, o vídeo está na programação dos canais Disney na rede paga de TV e terá sessão hoje, às 11h50 e às 12h10, no SBT. Também está disponível no canal oficial do Mickey Mouse no YouTube (youtube.com/DisneyShorts),

Consultoria de Graciele Braga Macedo, coordenadora do Ensino Fundamental l do Colégio São Carlos, de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;