Política Titulo Eleições 2018
Tucanos da região iniciam embarque em projeto de França

Maranhão se reúne com vice- governador e indica apoio ao socialista na sucessão de Alckmin

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Caio Arruda/Arquivo DGABC


Tucanos do Grande ABC começaram a embarcar no plano do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), para que o partido apoie a candidatura de Márcio França (PSB), vice-governador do Estado e que vai assumir o Palácio dos Bandeirantes após a desincompatibilização de Geraldo Alckmin (PSDB), que busca ser presidenciável.

Ontem, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), foi ao Palácio dos Bandeirantes e, em reunião com França, anunciou adesão ao projeto eleitoral do socialista. A informação foi confirmada pelo prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), que tem atuado como coordenador da empreitada de França na Região Metropolitana. “O apoio do prefeito Maranhão é muito importante. Mostra que grande parte do PSDB vê o nome de Márcio como o melhor para a eleição (ao governo do Estado). O Márcio será um governador municipalista e que vai oxigenar as discussões. O Maranhão é uma grande figura, foi presidente do Consórcio, homem de palavra e credibilidade. Vem para somar”, afirmou Atila.

Maranhão, por sua vez, foi mais cauteloso ao comentar a agenda de ontem à tarde com Márcio França. Segundo o tucano, a pauta prioritária foi debater projetos do Estado a Rio Grande quando o vice-governador assumir o comando do Executivo estadual. Ele admitiu, no entanto, que temas eleitorais foram conversados.

“O foco tem de ser a vitória do governador Alckmin como presidente do Brasil. Vejo com bons olhos o Márcio França, mas respeito toda a liturgia do PSDB, como definições, convenções e debates”, discorreu Maranhão. “Estou otimista com o período que Márcio França ficará no governo do Estado. Ele é municipalista, sabe das dificuldades que nós, prefeitos, enfrentamos”, emendou. No mês passado, o tucano já havia dito que apoiar França seria possibilidade.

À noite, Paulo Alexandre reuniu cerca de 20 prefeitos da sigla no Estado para debater a viabilidade de movimento no PSDB para apoio a França. O encontro foi pautado por falas de reforço à liderança de Alckmin no processo de sucessão paulista e de apoio ao projeto presidencial dele.

Outra ala do tucanato refuta completamente a possibilidade de adesão ao projeto de França e fala em lançar candidato próprio. O plano A seria o prefeito da Capital, João Doria (PSDB), cuja empreitada é defendida por deputados estaduais e, no Grande ABC, pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

Na região, os prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), já haviam dito que apoiar França não poderia ser retirado do radar do PSDB. Os chefes de Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV), e de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), estarão no palanque de França. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;