Setecidades Titulo Segurança
Seminário discute integração de forças policiais com a comunidade
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com foco na intensificação da integração das forças de Segurança e na viabilização da participação da população nas decisões que envolvem a Segurança Pública, Santo André realizou ontem o seminário com o tema Segurança Pública no Século 21 – Uma nova Visão. Além disso, a Prefeitura formalizou projeto para que vigilantes e guardas municipais atuem em parceria na cidade.

Conforme o secretário da Pasta, Edson Sardano, um dos pontos abordados e que deve ser aplicado na cidade é a integração entre as polícias e a própria população. “Queremos discutir uma nova visão de Segurança capaz de integrar segurança privada, órgãos públicos estaduais e municipais, mas com uma nova visão. Quebrando os muros do corporativismo e da burocracia. E, principalmente, trazendo a opinião da população, para que diga qual tipo de polícia ela quer”, afirmou.

Neste ano, a Pasta foi responsável pela criação do Comitê Integrado de Segurança, que, junto das polícias Civil e Militar, realizou operações em conjunto. Houve ainda a adesão ao sistema Detecta. Outra parceria permitiu a reforma do 6º DP (Vila Mazzei), que deverá receber o plantão policial do 4º DP (Jardim).

O evento contou com a apresentação do sociólogo e especialista do tema Guaracy Mingardi e do prefeito Paulo Serra (PSDB). “Sempre fui um defensor de que essa parte de polícia comunitária deve ser feita pela guarda municipal, que tem mais proximidade da população”, destacou o especialista.

Durante a tarde, a Prefeitura formalizou o projeto Cidade Vigilante com o Sesvesp (Sindicato das Empresas de Vigilância do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância e Guarda do ABC. A ação tem como objetivo que os quase 30 mil vigilantes privados que atuam na cidade acionem a GCM (Guarda Civil Municipal) assim que presenciarem alguma ocorrência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;