Diarinho Titulo Fique de olho
Garota rock'n'roll faz música para cão
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
05/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem escuta os primeiros acordes de My First Hardcore Song - Minha Primeira Canção Hardcore (estilo do rock) - nem imagina que, poucos segundos depois, vai aparecer uma menina, cheia de atitude, cantando música sobre o amor que sente pelo cachorro e peixinhos de estimação. A protagonista do vídeo, que se transformou em fenômeno na internet, é a australiana Juliet, 8 anos. Até agora, o clipe teve mais de 18 milhões de acessos no YouTube.

Tudo começou como grande brincadeira de férias. Há cerca de três semanas, Juliet estava na casa do amigo da família Rob Sharpe, quando decidiram escrever a canção. Ao ouvi-la, a mãe, Kristina McDonald, propôs que fizessem um clipe. Em casa, o editou com a ajuda de um simples programa de computador e o postou na net. "Nunca em 1 milhão de anos imaginávamos que isso aconteceria. Fizemos somente por diversão", afirma Kristina, em entrevista concedida por e-mail ao Diarinho.

Desde os 4 anos, a pequena roqueira frequenta aulas de teatro musical; também toca piano e, recentemente, começou a aprender ukulele (bem parecido com o cavaquinho). Já Robert - o cão do vídeo - tem 2 anos e é o melhor amigo de Juliet, que adora levá-lo para passear. São inseparáveis. É o primeiro bicho de estimação da menina.

Mas apesar de todo o talento e sucesso que andam fazendo, não existem planos para produzir um CD. Em breve, a garota voltará para a escola, onde fará a 3ª série. Entretanto, não deixarão de gravar vídeos. Na realidade, esse é um costume antigo de Juliet e Kristina. Como vivem longe da maior parte da família, postam pequenos filmes na internet para diminuir a saudade de amigos e parentes. Quem ainda não viu pode conferir My First Hardcore Song no www.blogdiarinho.blogspot.com.

 

Fã de Papa-léguas e Scooby-Doo

Juliet só tem cara de brava no clipe. Na realidade, é muito alegre e inteligente. Além de passear com Robert, curte brincar de Uno (jogo de cartas), ir ao cinema e assistir a desenhos antigos, como Papa-léguas e Scooby-Doo. Seus artistas preferidos são Jessie J, Lady Gaga, Michael Jackson e Johnny Cash (cantor e compositor norte-americano de música country). Em um dos seus vídeos no YouTube, Juliet canta e toca piano. Em outro, não esconde a felicidade ao descobrir que ganhará uma irmazinha, que nascerá em maio.

 

Você também pode fazer vídeos em casa

Que tal criar um vídeo em casa para se divertir? Peça ajuda para a família ou amigos. Antes de gravar, é preciso saber exatamente o que deseja fazer. Pode ser clipe - como o de Juliet -, filminho de ficção, reportagem, entre outros. Depois de ter as ideias, escreva o roteiro, no qual vai colocar as ações que fará para contar a história.

Também é necessário saber onde filmará as imagens e encontrar o elenco (pode ser parentes ou colegas da escola). Após planejar as cenas, pegue a câmera ou celular e inicie a gravação. É legal rever o que já foi feito. Se não gostar de algo, pode refazer.

Passe o material para o computador e, então, comece a editá-lo. Um dos programas mais simples para realizar a tarefa é o Windows Movie Maker; há ainda o VideoPad e o VideoSpin. Pode-se descobrir como funcionam por meio de tutoriais (textos ou vídeos explicativos) na net.

Após finalizá-lo, reúna a galera para mostrar o trabalho. Atenção, nunca faça nada que ofenda ou humilhe alguém. Além disso, só coloque na rede com autorização de um adulto.

Consultoria de Sérgio Pires, coordenador da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e Alex Moletta, orientador do Projeto Primeiro Foco




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;