Esportes Titulo Ramalhão
Santo André aposta em liberdade para quarteto ofensivo

Técnico Ivan Izzo deixa Hélton Luiz, Garré, Tauã
e Müller livres por mais poder de ataque à equipe

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
13/02/2015 | 08:06
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Santo André conseguiu na quarta-feira, durante a vitória contra o Paulista por 2 a 0, em Jundiaí, algo que não havia alcançado em pelo menos dois dos três jogos anteriores na Série A-2 do Campeonato Paulista: transformar as oportunidades criadas em gols. Mesmo ainda tendo desperdiçado diversas chances, os dois tentos de Hélton Luiz foram suficientes para o Ramalhão voltar para casa com os três pontos. E isso só foi possível por uma mudança de posicionamento de última hora proposta pelo técnico Ivan Izzo.

No treino de terça-feira, quando definiu a forma de jogo andreense, o comandante instruira Hélton Luiz e Guilherme Garré para se posicionarem mais recuados, com Tauã e Müller Fernandes à frente. Porém, já nos vestiários do Jayme Cintra, Izzo alterou o que havia decidido e deu resultado.

“Ele deu total liberdade para nós quatro lá na frente não assumirmos posição fixa. Então, isso fez com que a gente tivesse rotatividade boa e tinham horas em que os papéis estavam invertidos: às vezes eu servia e, às vezes, era servido. Nessa de chegar à área, nas transações feitas, fui servido com o último passe”, disse o meia Hélton Luiz.

O treinador explicou que a alteração foi em cima da postura adotada pelo adversário. “A equipe do Paulista usou um sistema diferente do habitual, mas fizemos leitura boa e encaixamos. Tivemos a tranquilidade e a vitória foi merecida. Viemos a Jundiaí e a equipe do Paulista esperou a gente. Somos um time de qualidade e todos respeitam muito. Em contrapartida, não temos espaço para jogar. Por isso, os homens de frente precisam ter bastante movimentação. Dei essa liberdade, conversei com eles. Acho que fizeram grande confronto, tentamos jogar, assumimos riscos, o que é normal de time grande que quer vencer. Não adianta ficar esperando, precisamos buscar o resultado”, disse Izzo, após a partida.

Ontem, os jogadores fizeram trabalho regenerativo e hoje realizam atividade única no período da manhã no Estádio Bruno Daniel, palco do duelo contra o Batatais, às 16h de amanhã, pela quinta rodada.

Atletas se cobram, e treinador exalta mudança de espírito do time

Em pelo menos três ou quatro momentos distintos do duelo entre Paulista e Santo André chamou atenção discussões mais ríspidas entre os jogadores andreenses. Ramalho, Rayan, Hélton Luiz e Jackson acirraram os ânimos, com direito a empurrões e encaradas. Após o duelo, o técnico Ivan Izzo exaltou a postura dos atletas, dizendo que foi assim que o grupo chegou ao título da Copa Paulista de 2014

“Quem quer vencer precisa ter esse espírito, se não, não chega. De sentir o jogo, a responsabilidade que a gente tem de levar o Santo André à Primeira Divisão do Estado”, afirmou Izzo, ao destacar ainda que, com a retomada do sentimento, o Ramalhão deve agarrá-lo com unhas e dentes. “Sabemos qual é a receita e não podemos sair fora”, disse ele.

E apesar do comportamento cheio de raça, o Santo André é a equipe mais disciplinada da Série A-2, com apenas cinco cartões amarelos e nenhum vermelho. É ainda o segundo time que menos cometeu faltas, 47, duas a mais que o Paulista de Jundiaí.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;