Automóveis Titulo Salão
Los Angeles 'acelera' com 24 estreias mundiais
Por Lukas Kenji
Especial para o Diário
05/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As fabricantes guardaram muitos segredos para serem revelados neste fim de ano. Bom para quem pode visitar Los Angeles, nos Estados Unidos, e se deliciar com os 24 lançamentos mundiais no salão do automóvel local, que abriu as portas dia 30 e vai até domingo.

Alguns modelos que estão no Brasil há anos ganharam em Hollywood novas gerações, casos do Toyota RAV4 e do Honda Civic. O sedã - com visual e motorizações diferentes do modelo comercializado por aqui - chegará ao mercado norte-americano já em 2013 com traços que remetem ao irmão Accord. O conjunto de faróis invadindo a tampa do porta-malas revigorou o aspecto da traseira do modelo, um dos pontos mais criticados.

Quem também ganhou nova cara foi o superesportivo Porsche Cayman. A terceira geração do cupê da marca alemã está 30 quilos mais leve e com motor ainda mais poderoso, que atinge 275 cv de potência na configuração 2.7, e 325 cv na opção 3.4 do Cayman S.

Outra supermáquina de alta performance ganhou série especial focada no desempenho ainda mais absurdo. Trata-se do SLS AMG Black Series, cria da divisão esportiva da Mercedes-Benz e que traz propulsor 59 cv mais furioso do que o modelo de ‘entrada', de 571 cv. O alemão chega aos 100 km/h em 3,6 segundos graças ao coração V8 de 6,2 litros.

Falando em desempenho, a luxuosa Jaguar apresentou o sedã mais veloz de toda sua história: o XRF-S. A fera de sangue britânico deve estar nas concessionárias dos Estados Unidos ainda neste ano com preço sugerido de US$ 99 mil (cerca de R$ 207 mil). O modelo é equipado com bloco V8 de 545 cv de potência, que leva o lord à velocidade máxima de interessantes 300 km/h.

Acura e Dodge também mostraram seu foguetes, o RLX e Charger Daytona, respectivamente. O veículo de DNA japonês alia desempenho de ponta à economia de combustível. O bloco 3.5 V8 de 310 cv tem consumo médio de 10,2 km/l graças ao sistema de desativação de cilindros. Já o esportivo da terra do Tio Sam volta ao mercado depois de três anos parado. O modelo de propulsor V8 de 370 cv de potência, no entanto, terá vendas limitadas a 2.500 unidades.

O Salão de Los Angeles também é espaço para apresentação dos badalados conversíveis. Um deles é o Fusca, chamado pelos gringos de Beetle Convertible. Modelo mantém as mesmas configurações de motor e câmbio usadas no Brasil - 2.0 TSI de 200 cv e caixa automatizada DSG de seis marchas. Entretanto, nos Estados Unidos ainda há outras duas configurações de motorização, sendo uma a gasolina e outra a diesel.

Quem também ganhou versão com teto escamoteável é o polêmico Veloster. No entanto, o hatch de três portas da Hyundai ainda é conceito e recebeu o nome de Veloster C3 Roll Top. Nada de destaques sob o capô, o que chama atenção mesmo é a estilização das rodas de 18 polegadas, que têm cores distintas entre as dianteiras e as traseiras.

Também conceito, o BMW i3 cupê brilha no evento californiano. O elétrico deve estar nas revendas norte-americanas no fim de 2013 e pode desembarcar no Brasil um ano depois. Ele utiliza motor de 180 cv de potência e 25 mkgf de torque.

Quem também mostrou modelo verde foi a Fiat, com o 500c. A propulsão elétrica do pequenino chega aos 111 cv. O 500 também teve outras duas versões apresentadas em Los Angeles: o Abarth Convertible, cabriolet da divisão esportiva da montadora italiana, além do 500L, que se baseia em uma minivan um tanto quanto encorpada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;