Política Titulo Antes de enviar à Câmara
Donisete promete explicar
MauáTrans aos vereadores

Prefeito visa criar autarquia de planejamento,
gestão e ficalização do transporte do município

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/02/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse que vai detalhar aos vereadores o projeto de lei que cria a MauáTrans – empresa pública que ficará responsável por administrar o transporte coletivo – antes de encaminhar a proposta ao Legislativo. A matéria faz parte do pacote de reformulação do transporte coletivo mauaense, tido como prioridade da gestão petista.

A previsão é de que o projeto chegue ao Legislativo na segunda sessão ordinária do ano, marcada para dia 11. “Vou chamar os vereadores, quero detalhar a eles o projeto, ouvir a concepção deles. Quero marcar uma agenda com a presença de todos para poder partilhar essa proposta antes de enviar à Câmara”, explicou o prefeito. A apresentação também terá a presença dos secretários de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), e de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT).

Segundo Donisete, a formatação da MauáTrans foi inspirada no modelo de outros municípios como São Bernardo, Santo André e São Paulo – cidades administradas por petistas. “Fomos verificar outras experiências. Conheci a SATrans, a SPTrans e a SBCTrans, empresas que funcionam para gerenciar o transporte”, comentou o prefeito. A função de todas essas autarquias é a de planejamento, orientação, execução e fiscalização de empresas privadas que detêm a concessão das linhas de ônibus.

A operação dos 43 itinerários de ônibus do município era feita por duas companhias – a Leblon (18) e a Viação Cidade de Mauá (25). Ambas tiveram o contrato rompido por suposta irregularidade no sistema eletrônico de bilhetagem. Por causa do caso, Donisete recorreu ao contrato emergencial com a Suzantur, que opera quase a totalidade das linhas, até concluir nova licitação.

Audiência pública para detalhar o edital à sociedade mauaense está marcada para dia 12, às 10h, na Câmara. Logo em seguida, a concorrência será aberta. “Vamos apresentar um modelo inovador muito diferente do que já foi feito aqui e vai exigir o melhor para a população de Mauá. O edital será pautado na tecnologia e no conforto dos usuários do transporte coletivo”, comentou o prefeito.

Tendência na região metropolitana, a próxima concessão deverá impor exigências para integração entre os itinerários de ônibus com as estações da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que ligam a cidade à Capital. “É uma questão emblemática do nosso governo, um assunto que ninguém nunca mexeu”, destacou o petista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;