Memória Titulo
O menino que guarda tudo faz 75 anos

Nosso personagem de hoje é um colecionador: das carteirinhas escolares e de associado de clubes a moedas nacionais...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Nosso personagem de hoje é um colecionador: das carteirinhas escolares e de associado de clubes a moedas nacionais e estrangeiras que chegam ao volume de 90 quilos.

* * *

Antonio Rioto faz 75 anos hoje. Contabilista, esportista e amante da memória, Rioto tem uma vida pessoal iniciada em São Bernardo, onde nasceu, e com sequência em Santo André desde 1950, quando sua família aqui se estabeleceu.

Mais ainda: os antepassados de Antonio Rioto, paternos e maternos, viveram a experiência de imigrantes italianos e migrantes brasileiros. Primeiro, a mudança para o Brasil, e para o interior de São Paulo; depois, a vinda para o Grande ABC.

Com Antonio Rioto aprendemos que os Capassi, uma das mais antigas famílias radicadas em São Bernardo, antes de aqui se estabelecer viveram em Guariba, no interior de São Paulo.

Mesmo vivendo há quase 60 anos em Santo André, onde seu escritório de despachante foi montado em 1962, Rioto guarda na memória nomes de famílias de imigrantes italianos que faziam suas compras no armazém de secos e molhados de José Rioto, seu pai, no atual Bairro Assunção, em São Bernardo.

O armazém ficava na Estrada dos Alvarengas, no trecho hoje batizado de Avenida João Firmino. Ali faziam suas compras famílias como os Bamback, Bof, Bonicio, Boralli, Breda, Casa (antepassados de Maria Letícia, a primeira-dama do País), Odorizzi, Oneda, Dellabarba, Marson, Medici, Sacilotto, Scopel e Secol (ou Secoli).

Tempo da rivalidade entre dois times locais, o Vinte de Setembro e o Sossega Leão, provavelmente os que despertaram no pequeno Antonio Rioto uma de suas paixões, o futebol, como veremos amanhã.

Domingo, 30 de agosto de 1959 - nº 69

Manchete - Atacadista escondia feijão em São Bernardo

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 30 de agosto de 1979

Manchete - Reajuste semestral automático na nova política de salários

Especial - Figueiredo? É apenas mais um; as fábricas estão chegando à Grande Belo Horizonte; devastando e agredindo a natureza; industrialização repete os erros do Grande ABC; empresa grande e cidade grande são apenas ilusão; o ecólogo Franco vai acompanhando, passo a passo, a degradação. Tópicos da quarta e última reportagem da série Grande ABC, o desencanto da industrialização de Edison Motta e Ademir Medici.

Editorial - Embora com falhas, ato de anistia é avanço

Ribeirão Pires - Semáforos substituirão lombadas.

Futebol - Resultados dos jogos de ontem pela Intermediária envolvendo equipes do ABC: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, Portuguesa Santista 1; em Taubaté, Taubaté 4, Saad, de São Caetano, 1.

EM 30 DE AGOSTO DE...

1954 - Eleito o primeiro Conselho da Delegacia do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Santo André, cuja posse ocorreria em 6 de novembro, no Senai local.

HOJE

Dia dos Catequistas, Dia das Obras Pontifícias e Dia do Vendedor Lojista.

SANTOS DO DIA

Adauto, Ágilo, Eustáquio Van Lieshout Félix, Gaudêncio, João Juvenal e Rosa de Santa Maria.

LINHA DO TEMPO

1933: José Rioto casa-se com Anunciata Gaeta em Guariba (SP). São os pais do nosso personagem de hoje, Antonio. Ele é o filho mais velho. Tem duas irmãs, Nair e Otacília. Mauro, o quarto filho, faleceu pequeno.

1934: 30 de agosto - O nascimento em São Bernardo. Nesse tempo o pai trabalhava de lustrador em fábrica de móveis. Logo depois comprou um bar e mudou-se para a Rua Municipal. Nunca mais deixou o comércio. Fez parte da fundação de uma empresa de ônibus, o Expressinho de São Bernardo.

Antonio faz o curso primário no casarão da atual Praça Lauro Gomes, que servia como escola, posto de correio e posto policial, com passagem de um ano no colégio das irmãs palotinas.

1950: 25 de janeiro - Os Rioto mudam para Santo André. No dia da mudança Antonio começou a jogar bola com meninos da vizinhança. O futebol o acompanha até hoje.

ALMANAQUE

Joaquim da Silva Boaventura

Nascimento: Silveiras (SP), 30 de agosto de 1938.

Vereador: 1989 a 1996.

Partidos: PTB e PMDB.

Veio para Santo André em 1962. Engenheiro e professor. Secretário de Obras e diretor-superintendente do Semasa. Presidente da Feasa (1981-1982).

Klinger Luiz de Oliveira Sousa

Nascimento: Bacabal (MA), 30 de agosto de 1963.

Vereador: 2001 a 2004.

Partido: PT.

Arquiteto e urbanista. Doutorando na PUC-SP na área de Educação. Mestre em Administração Pública. Especialista em Urbanismo. Veio para Santo André em agosto de 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;