Internacional Titulo
Grupo armado iraquiano ameaça atacar o Vaticano e Roma
Da AFP
16/09/2006 | 11:09
Compartilhar notícia


Um grupo armado iraquiano, Jaiech al-Mujahedin, ameaçou em um comunicado divulgado neste sábado cometer atentados contra Roma e o Vaticano, em resposta às palavras do Papa Bento XVI sobre o Islã a guerra santa.

"Juramos destruir sua Cruz no coração de Roma (...) e que o Vaticano será atacado e vai chorar por seu Papa", afirma o texto divulgado na Internet, que critica duramente os "cristãos 'sionizados' e os cruzados cheios de ódio".

O grupo também jogou na Internet seis vídeos ilustrando operações que têm como alvos posições militares dos Estados Unidos, "dedicadas ao cachorro dos cruzados (o Papa), em resposta a suas palavras".

"Só descansaremos quando vossos tronos e vossas cruzes estiverem destruídas, em vosso próprio território", ameaça o grupo, conhecido pelas operações contra as tropas americanas e governamentais no Iraque.

O documento foi divulgado antes do Papa ter afirmado lamentar profundamente que alguns trechos de seu discurso tenham parecido ofensivos à sensibilidade dos fiéis muçulmanos.

As palavras de Bento XVI sobre o Islã e a jihad (guerra santa), estabelecendo relações entre religião e violência, provocaram uma onda de indignação no mundo muçulmano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;