Memória Titulo
Santo André. E os cafés parisienses!

Santo André possui um conjunto harmonioso e de arquitetura eclética de sobrados na Rua Albuquerque Lins...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Santo André possui um conjunto harmonioso e de arquitetura eclética de sobrados na Rua Albuquerque Lins, que interliga as ruas Coronel Oliveira Lima e Luiz Pinto Flaquer, atrás da Catedral do Carmo. A fotógrafa Heverly Jane Leres Anda fez verdadeira ginástica para poder registrar parte do conjunto, em função das árvores que cresceram e das placas de publicidade, que tiram a visibilidade do conjunto, outrora residencial, hoje comercial.

"Eu fiquei tão frustrada quando vi que a paisagem estava tão mudada e que não dava para comparar direito o ‘antes' com o ‘depois'. Se a gente conseguisse uma lei tipo Kassab para tirar todos os letreiros imensos, talvez lembre mais os cafés parisienses", sugere a fotógrafa.

A foto atual que escolhemos mostra os sobradinhos do lado esquerdo da foto. "Na realidade, na foto antiga só aparece o primeiro. Gosto particularmente do sobrado do meio, que é onde está instalado há pelo menos uns 20 e poucos anos o Chalé do Pão de Queijo", comenta.

ALMANAQUE

Alfredo Maluf

Nascimento: Tambaú, 12 de fevereiro de 1903.

Prefeito: 1947.

Vereador: 1948 a 1951.

Partido: PSP.

Falecimento: Santo André, 21 de maio de 1951.

Foi o último prefeito nomeado de Santo André. Assumiu em 18 de março de 1947, nomeado pelo interventor estadual Adhemar de Barros para substituir a José de Carvalho Sobrinho. Ao final do seu mandato, candidatou-se a vereador, sendo um dos mais votados. Faleceu no exercício do mandato parlamentar.

EM 12 DE FEVEREIRO DE...

1874 - A Comarca de São Paulo é dividida em dois distritos. O primeiro engloba ‘o Sul da Sé, Braz, Penha, Conceição do Guarulhos, São Bernardo (abrangendo todo o atual Grande ABC) e Santo Amaro; já o segundo distrito inclui o Norte da Sé, Santa Ifigênia, Consolação, Itapecerica, Parnaíba e Juqueri.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de fevereiro de 1979

Especial - Partido dos Trabalhadores, em processo de formação, é tema de mesa-redonda no Diário. Participantes: Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema; Almino Afonso, ex-ministro do Trabalho; Fernando Henrique Cardoso, sociólogo; Lincoln Grillo, prefeito de Santo André; Tito Costa, prefeito de São Bernardo; Fernando Morais, deputado. Participaram como mediadores: Fausto Polesi, Aleksandar Jovanovic e Paulo Heras, jornalistas do Diário.

Trechos da primeira parte:

Lula: "(...) o regime de ditadura que existe não irá cair através de manifestações de gabinetes."

Grillo: "Os inimigos do que nós desejamos, do que nós pregamos, são poderosos."

Tito: "Vamos ter o Partido Comunista na legalidade, para saber quem é quem, para desmistificar."

Almino: "O regime autoritário não vai cair num determinado dia. Vai caindo."

Fernando Henrique: "Quem controla o Brasil não são os assalariados. Vamos dizer, é o capital."

Morais: "Debaixo de uma ditadura militar seria possível criar e manter um partido autêntico?"

SANTOS DO DIA

Antonio de Constantinopla, Etevaldo e Eulália.

Eulália (Barcelona 290-304). Condenada à morte aos 14 anos pelas suas convicções cristãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;