Cultura & Lazer Titulo
Morre o autor de ‘Medo e Delírio em Las Vegas’
Da AFP
21/02/2005 | 10:56
Compartilhar notícia


O célebre autor americano Hunter S. Thompson, 67 anos, um ícone da contracultura dos anos 60, cometeu suicídio na noite de domingo com um tiro na cabeça, em sua residência de Woody Creek, no Colorado (oeste).

"O departamento de polícia pode confirmar a aparente morte de Hunter S. Thompson por um ferimento de arma de fogo produzido por ele mesmo em sua residência", declarou Tricia Louthis, porta-voz do governo do condado Pitkin de Colorado.

As autoridades se negaram a divulgar outros detalhes sobre a morte de Thompson, considerado por muitos especialistas um dos autores americanos mais importantes do século XX.

De acordo com a imprensa, seu filho Juan Thompson encontrou o corpo na residência de Woody Creek, perto da estação de esqui de Aspen. "Hunter valorizava sua privacidade e pedimos que seus amigos e admiradores respeitem sua privacidade, assim como a da família", disse Juan, acrescentando que em breve serão divulgados os detalhes do funeral.

Thompson nasceu em julho de 1937. Era conhecido por seu estilo violento e satírico, no qual adotava um enfoque pessoal para descrever suas experiências. Criou o estilo jornalístico "gonzo", uma mistura de realidade e ficção em primeira pessoa que o transformou em objeto de culto.

Hunter Thompson ficou famoso em 1966 com a publicação do livro Hell's Angels, a história de seu relacionamento com o temido grupos de motociclistas de mesmo nome. Entre seus livros estão o romance Medo e delírio em Las Vegas, assim como Fear and Loathing on the Campaign Trail '72, uma seleção de artigos que escreveu para a revista Rolling Stone quando cobriu a campanha eleitoral do presidente da época, Richard M. Nixon.

Medo e delírio em Las Vegas é uma história na qual o protagonista, uma versão dissimulada de Thompson, vive um fim de semana de loucura e drogas nessa cidade americana. Thompson disse na ocasião que este livro e seus contos sobre o LSD eram o exemplo mais bem acabado do jornalismo "gonzo". Porém, mais tarde admitiu que os fatos narrados nunca aconteceram.

No entanto, as histórias sobre suas experiências lhe valeram a reputação de bêbado, viciado em LSD e inclinado à autodestruição. Eterno rebelde, Thompson nasceu no Estado sulista de Kentucky e desde muito cedo teve problemas com a lei por causa das bebidas e por atos de vandalismo. Em uma ocasião passou 60 dias na cadeia.

Em 1956, o escritor se alistou na Força Aérea e lutou para ser o responsável pela página de esportes do jornal de sua base militar na Flórida. No entanto, o rigor militar não combinava com sua personalidade e, menos de um ano depois, pediu baixa.

Durante muitos anos, Thompson viveu em Porto Rico e na América do Sul trabalhando para vários jornais, especialmente na área esportiva. Em 1963, se casou com Sandia Conklin, com quem teve o filho Juan. A união durou 18 anos. Depois do fim do matrimônio, o escritor se mudou para Woody Creek, onde passou a maior parte do resto de sua vida.

Em 1970 concorreu ao cargo de xerife do condado de Pitkin, Colorado, mas perdeu por muitos votos.

Thompson se tornou um ícone tão importante que o desenhista Garry Trudeau se inspirou nele para criar o personagem Duke na tira Doonesbury.

Hunter S. Thompson deixa viúva a segunda esposa, Anita Beymunk, com quem havia se casado há dois anos, além do filho Juan e um neto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;