Setecidades Titulo Quarto dia seguido
Chuva continua hoje com alerta para inundações e deslizamentos na região

Previsão é de tempestade com rajadas de vento; ontem foi registrado desabamento em S.Bernardo

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
07/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Grande ABC entra hoje no quarto dia consecutivo de chuva forte, inclusive com previsão de tempestades com intensidades de moderadas a ocasionalmente fortes, com possibilidade de rajadas de vento. O clima típico de verão, conforme o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da região, deixa as sete cidades em estado de atenção para riscos de inundações e deslizamentos.

Conforme antecipado pelo Diário em dezembro, pelo menos 33 bairros situados em três das sete cidades – Santo André, São Bernardo e Mauá – aparecem em lista de áreas vulneráveis a ocorrências de alagamentos e desabamento de terra neste verão, conforme mapeamento feito pelas equipes das defesas civis.

Para hoje, a expectativa é a de que áreas de instabilidade deixem cidades da região com tempo nublado durante todo o dia. As temperaturas até devem apresentar alta em relação ao início da semana, com mínima de 16°C e máxima de 24°C. A tendência é de que apenas amanhã o sol volte a aparecer de maneira tímida na Região Metropolintana de São Paulo, com redução da nebulosidade e das condições de chuva.

A forte chuva que atingiu a região ontem, trouxe diversos transtornos. Perto das 15h, o Corpo de Bombeiros de São Bernardo registrou deslizamento de terra sobre uma casa na Rua Mario Paulo Autuori, 351, no bairro dos Finco. O acidente não deixou vítimas.

No local, morava a dona de casa Elenice da Silva Godoi, 68 anos, que sequer havia terminado de pagar o barraco, que comprou há dois anos de forma ilegal. A Defesa Civil interditou a área após a ocorrência.

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Decreto da Operação Pé D’Água, a cidade esteve ontem em estado de atenção devido ao nível da chuva que caiu nos últimos três dias – 117,9 milímetros.Ontem, o município teve ocorrências ainda no Riacho Grande, Jardim Silvina, Jardim Laura e Jardim Detroit. Não houve vítimas em nenhum dos incidentes.

Em Santo André, houve ponto de alagamento na Avenida Lauro Gomes, próximo ao Cemitério Vertical, na divisa de São Caetano, no período da tarde.

Já em São Caetano, houve ocorrência de queda de um galho de árvore na Rua Vieira de Carvalho, no bairro Nova Gerty. Na segunda-feira, o município teve série de transtornos em virtude da chuva, inclusive a abertura de buracos na recém-recapeada Avenida Guido Aliberti. O Paço diz estar se reunindo diariamento com a empresa responsável pelo serviço para saber o real motivo dos problemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;