Internacional Titulo
Monges budistas se confrontam em Seul
Por Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 12:07
Compartilhar notícia


Centenas de monges budistas de dois grupos rivais se enfrentaram nesta terça-feira em uma verdadeira batalha campal, em que foram trocadas pedradas, garrafadas e até se lançaram móveis como projéteis, em um templo de Seul, com um balanço de pelo menos cinco feridos.

Cerca de 500 monges do templo de Chogye, situado no centro de Seul, resistiram utilizando como armas até os extintores contra o ataque lançado pelos monges de um grupo contrário que disputa com os primeiros o controle da administraçao desse templo, sede do budismo sul-coreano.

Os monges que ocupam o edifício tentaram impedir a entrada dos rivais organizando uma barricada com barris e arame farpado.

Pelo menos cinco deles ficaram com o rosto ensanguentado.

Outros, mascarados estavam aramados com bastoes de beisebol.

``Tudo foi muito rápido e incrivelmente violento, como uma briga nos filmes de bandidos 'made in Hong Kong'', declarou uma testemunha.

Cerca de 4 mil policiais de choque, que chegaram ao lugar 20 minutos depois do início dos choques, bloquearam o bairro e o templo no momento em que a luta parecia já perder intensidade.

Os dois grupos, o Comitê de Reforma e Purificaçao (CRP) e o Comitê de Salvaguarda da Constituiçao (SC), disputam há anos o direito de nomear os chefes das centenas de templos budistas existentes na Coréia do Sul e de administrar seus orçamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;