Setecidades Titulo Perigo para pedestres
Revitalização do calçadão de Mauá fica na promessa

Três anos após Prefeitura anunciar medida, área central da cidade ainda apresenta falhas e riscos

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
31/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A reforma no calçadão de Mauá, localizado entre as praças 22 de Novembro e do Relógio (marco zero da cidade), segue na promessa. Passado três anos do anúncio da revitalização do espaço, o solo da área ainda apresenta diversos desníveis e buracos.

Cerca de 150 mil pedestres que circulam pela região diariamente têm tido que redobrar o cuidado. Isso porque, em alguns pontos do Centro, o mosaico português instalado pela Prefeitura já apresenta desgaste.

“Só foram feitos reparos paliativos e bem fracos por sinal. Tem trecho que o piso já está se soltando”, afirma o locutor Celso Henrique Pereira, 47 anos.

Os transtornos, segundo comerciantes, se agravaram desde o início do ano quando a Prefeitura de Mauá rescindiu o contrato com empresa que realizava o projeto.

“Todo mês vejo alguma senhora ou criança caindo aqui nesses buracos. É um absurdo a porta de entrada da cidade estar desse jeito”, desabafa o propagandista Walter Martins, 64.

Assinado em julho de 2015, o acordo para a revitalização do calçadão tinha investimento de R$ 1,072 milhão. A previsão era de que a obra fosse entregue em maio de 2016, o que não ocorreu.

Antiga reivindicação dos comerciantes, a reforma do trecho seria a primeira intervenção de grande porte realizada pela Prefeitura desde que o espaço foi inaugurado, em abril de 1998. As obras iriam abranger o nivelamento de sono em alguns trechos, e modernização da drenagem, dos sistemas hidráulicos e elétricos.

“O que temos vistos desde então é apenas caos para quem circula por aqui”, desabafa a comerciante Lourdes Diniz, 41.

Procurada pelo Diário, a Prefeitura de Mauá não retornou os contatos. No entanto, em seu site, a administração municipal destaca a instalação de iluminação de LED e de cobertura entre a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a rodoviária no início deste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;