Economia Titulo
Siemens alema cria projeto de venda de açoes aos funcionários
Do Diário do Grande ABC
20/10/2000 | 10:09
Compartilhar notícia


A Siemens, gigante alema do setor eletrônico, elabora um programa de venda de açoes a seus 440 mil funcionários que custará cerca de 500 milhoes de euros e será o mais ambicioso realizado na Alemanha até agora, informou nesta sexta-feira o Financial Times Deutschland (FTD).

Segundo este projeto, cada empregado terá a chance de adquirir açoes da Siemens por metade do preço anunciado na bolsa, segundo informaçoes publicadas nesta sexta no jornal econômico, que cita fontes internas do grupo.

Siemens estima vender a seus funcionários sete milhoes de açoes (1,2% do seu capital), resultantes de um pequeno aumento de capital. É uma espécie de programa de divisao de lucros da empresa, parecido com o lançado na última primavera.

Um porta-voz do grupo confirmou nesta sexta-feira que a Siemens ``reflete sobre um meio de dividir seu sucesso com os empregados lançando uma iniciativa inédita'.

``Podemos dizer, depois de um longo esforço, que alcançamos bons resultados que serao anunciados no próximo dia 8 de novembro. Até lá, enquanto os números nao forem conhecidos, nao podemos confirmar nada', acrescentou.

Segundo o FTD, o projeto da Siemens terá uma taxa de ``desconto' de 50%, surpreendentemente alta para os padroes nacionais.

A título de comparaçao, o jornal cita o exemplo da divisao de açoes para os funcionários do primeiro banco alemao Deustche Bank, a uma tarifa preferencial entre 20 e 40% do valor da açao na bolsa de Frankfurt, e das reduçoes de 40% concedidas aos funcionários na privatizaçao da Deutsche Telekom.

A família Siemens nao é a acionista principal da empresa, é a décima em percentual, com 6,5% de seu capital, depois do pessoal, que detém, segundo o FTD, entre 8 e 10% do capital.

Depois do lançamento em 1969 de um programa acionário salarial na Siemens, 20% das açoes foram distribuídas aos empregados, segundo o grupo. Oficialmente, a empresa nao informa quanto das suas açoes está nas maos do seu pessoal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;