Política Titulo São Caetano
Análise de contas da Aciscs embola eleição da entidade
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
19/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Cancelada, a eleição para a próxima gestão da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), que inicialmente foi marcada para o dia 27 de janeiro, enfrenta mais um impasse. Atual presidente da entidade e candidato à reeleição, Mauro Laranjeira deixou de apresentar o orçamento da associação para o exercício deste ano, o que, segundo opositores do dirigente, o impediria de disputar o pleito. Laranjeira diz desconhecer tal impedimento.

No estatuto da Aciscs também não há nenhum dispositivo que barre a sua candidatura por eventual não apresentação das planilhas. O inciso 9º, do parágrafo 1º, do artigo número 18, do regimento interno da entidade determina apenas que o gestor apresente “à assembleia geral relatório e as contas de sua gestão, acompanhadas do balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis, bem como o orçamento anual de receita e despesa por ela aprovado”. Pelas regras, o único impedimento da candidatura é se o postulante for associado a menos de 770 dias ininterruptos.

Laranjeira, entretanto, explicou que apresentou os números referentes ao exercício de 2015 com parecer favorável do conselho fiscal e que, segundo ele, soou “estranho” o fato de o conselho superior da Aciscs exigir os dados do exercício vigente. “Essa exigência nunca foi colocada nem estava na pauta da reunião do conselho superior. Isso (apresentação do orçamento de 2016) nunca foi exigido em sete anos deste estatuto”, justificou, ao acrescentar, porém, que divulgará os números exigidos numa próxima reunião.

Laranjeira evitou atrelar as exigências a possível perseguição por conta da disputa interna da entidade. Nova eleição deve ser convocada, de acordo com o dirigente, na próxima semana.

O Diário tentou contato com o presidente do conselho superior da Aciscs, Airton Lauriano, mas ele não retornou as ligações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;