Economia Titulo
Opep deve cortar oferta de petróleo no 2º trimestre
Por Do Diário OnLine
Com Agências
04/02/2003 | 09:20
Compartilhar notícia


Um corte na oferta de petróleo no segundo trimestre é quase certo após o anúncio de que a Venezuela deve recuperar sua capacidade de exportação. A afirmação é do presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Attiyah, sobre o fim da greve no país americano governado por Hugo Chávez e que estava em greve desde 2 de dezembro.

A justificativa para a Opep diminuir a oferta neste período seria o fato de que o aumento da produção pela organização poderia resultar na sobra de três milhões de barris por dia de petróleo. Em janeiro, a entidade havia concordado em aumentar a produção de 1,5 milhão de barris diários para 24,5 milhão, a partir de 1º de fevereiro.

Attiyah, que também é o ministro de Petróleo do Qatar, reafirmou que a demanda de óleo no segundo trimestre normalmente se reduz em dois milhões de barris por dia, em decorrência do fim do inverno no hemisfério norte. No entanto, a explosão de uma guerra no Oriente Médio pode mudar o rumo de tal decisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;