Internacional Titulo
Radar americano instalado na Noruega causa polêmica
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 14:44
Compartilhar notícia


Um radar que os Estados Unidos estao construindo na fronteira ártica da Noruega com a Rússia provocou debate no país, membro da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte, pelas denúncias de se tratar de uma instalaçao de espionagem americana.

O radar Globus II, de 40 metros de altura, que os americanos estao montando perto da cidade de Vardoe, no Norte norueguês, se encontra a poucos quilômetros de bases militares russas na península de Kola.

Oficialmente, a gigantesca instalaçao de radar, 640 quilômetros ao Norte do Círculo Artico, rastreará o lixo espacial, os milhares de objetos deixados pelo homem na órbita em torno da Terra, e começará a ser usado em 2001.

"Nao acredito, mas posso compreender que à liderança política norueguesa ficou obscuro por se tratar de tecnologia tao avançada", disse hoje Einar Hanseen, ex-oficial de inteligência da Noruega.

Muitos críticos alegam que o radar é parte de um sistema americano de defesa anti-mísseis em montagem e poderia violar o Tratado Contra os Mísseis Balísticos de 1972.

Em Washington, o Pentágono assegurou que a instalaçao está sendo construída somente para fins de rastreamento espacial e que seria propriedade da Noruega dirigida por noruegueses, e nao americanos, que trata-se de um equipamento que esteve instalado anteriormente na base aérea Vandenberg, na Califórnia, e que foi transferido para a Noruega em 1998 sob um programa de cooperaçao.

A informaçao captada pelo radar será compartilhada pelos Estados Unidos, mas nao haverá meios para transmitir dados de imediato a instalaçoes americanas, esclareceu o Pentágono em um comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;