Política Titulo São Caetano
Após acordo, Câmara tem sessão governista

Chefe do Legislativo de S.Caetano confirma comissões e encaminha propostas de Paulo Pinheiro

Gustavo Pinchiaro
11/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O tom foi governista na sessão ordinária da Câmara de São Caetano de ontem, a primeira após o acordo do secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), que dissolveu o G-11 e garantiu governabilidade ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Ao contrário do que vinha ocorrendo na Casa, nenhum dos parlamentares usou a tribuna para atacar o Palácio da Cerâmica e, nos bastidores, concordaram em pautar três projetos do Executivo para a próxima sessão.

O bom relacionamento entre os 19 vereadores ficou claro quando os trabalhos foram suspensos para atender munícipes que protestavam contra a qualidade do serviço da Secretaria de Saúde e possível fechamento da Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan, situada no Centro. “Recebemos juntos o grupo de pais que estava preocupado com esse possível fechamento. Agimos como um único grupo, o grupo dos 19”, relatou Pio Mielo (PT).

“Conversei com os 19 vereadores no plenarinho hoje (ontem) e todos aceitaram, por unanimidade, o encaminhamento dos projetos de lei. Me garantiram que não farão oposição sistemática”, declarou o Bonome.

Na ordem do dia, as duas propostas de lei foram aprovadas por unanimidade. Severo Neto (PSB), que se licenciou para assumir a Pasta de Esportes e Turismo, conseguiu instituir o Dia de Defesa das Prerrogativas da Advocacia e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (SD), emplacou o Dia de Combate à Homofobia. Para o próxima sessão, na semana seguinte ao Carnaval, a Casa autorizou a entrada dos projetos de Pinheiro para adequação na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual), além de alteração nas regras para funcionamento do pátio municipal de veículos. (leia ao lado)

MUDANÇA NO DAE
Osmar Silva Filho assume hoje como diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto) no lugar de Luciano Bruno Gardill, que comandava a autarquia interinamente. O novo diretor é engenheiro civil, gestor ambiental, funcionário de carreira desde 1987 e estava à frente da divisão técnica do DAE desde janeiro de 2013.

Paço mira serviço de pátio de veículos fora da cidade

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), encaminhou projeto de lei à Câmara, que será votado após o Carnaval, em que altera as regras de funcionamento do pátio para veículos apreendidos na cidade. A mudança proposta permite a privatização e que o equipamento esteja localizado fora do território do município, que tem 15 quilômetros quadrados e carece de áreas livres.

Segundo o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), a intenção do governo é utilizar o espaço atual do pátio, localizado na Avenida dos Estados, no bairro Prosperidade, que tem cerca de 15 mil metros quadrados, para atender a demanda de construção de moradias populares. “Essa lei vai criar condições para fazermos a licitação. O edital permitirá que a vencedora trabalhe com um pátio menor dentro do município e tenha um maior fora da cidade em um raio que não poderá passar de 20 quilômetros”, explicou.

O funcionamento, de acordo com Bonome, será para que o local dentro de São Caetano abrigue carros que serão retirados com rapidez e o pátio em uma cidade vizinha abrigue veículos com estadia prolongada. “Tem carros que estão há mais de 30 anos no pátio por conta de problemas judiciais”, justificou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;