Setecidades Titulo
Suposto bicheiro é assassinado em Diadema
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
06/02/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


Foto: Reinaldo MarquesO comerciante de jóias Claime Eugênio de Sousa, o Mineiro do Ouro, 54 anos, foi morto a tiros na manha de sábado em seu escritório na praça Presidente Castelo Branco, no Centro de Diadema. A polícia trabalha com a hipótese de o crime ter sido cometido por vingança, pois Claime, de acordo com testemunhas, foi espancado antes de ser morto. Um dos homens acusados de ter matado Mineiro, o funileiro Claudecir Santos dos Anjos, está internado no hospital Jabaquara. Ele levou dois tiros, possivelmente do comerciante, que, segundo conhecidos, andava armado.

Mineiro supostamente gerenciava o jogo do bicho na cidade para um banqueiro que comanda o jogo em Sao Bernardo e Diadema (esse banqueiro estaria ligado à máfia dos caça-níqueis no Grande ABC). Claime tem passagens na polícia por acusaçoes de atuaçao no bicho.

Segundo um ex-empregado de Mineiro que preferiu nao se identificar, todas as bancas de bicho durante o fim de semana fecharam "por luto".

O crime aconteceu por volta das 9h de sábado no escritório de Claime, que também era apontado como agiota. Segundo a delegada do 1º DP, Maria Angélica Serpe, dois homens estavam espancando Mineiro, quando o escriturário Vítor Santos Elias, 41 anos, conhecido da vítima, entrou no escritório e tentou ajudá-lo. Os agressores se distraíram, e Claime se atracou com um deles. "Vítor levou um tiro na perna e disse ter saído correndo. Enquanto descia as escadas, ouviu diversos tiros, mas nao sabe quem atirou, embora tenha reconhecido Claudecir como um dos agressores", disse a delegada.

Assim como Vítor, o supervisor de produçao Moisés de Almeida Pinheiro também reconheceu o funileiro. Depois de saírem do escritório de Mineiro, Claudecir, que estava ferido, e seu cúmplice abordaram Moisés (que estava de carro, parado em um semáforo) e pediram ajuda, alegando que o funileiro havia sido atropelado. A dupla apontou uma arma para o motorista e levou o carro.

A delegada afirmou nao acreditar em roubo. "A família diz terem sido roubados entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Mas havia diversas jóias em locais visíveis. Se fosse um assalto, também nao havia necessidade de espancar Claime."

Segundo Maria Angélica, o possível motivo do crime é vingança. "O escritório dele tem todas as características de ser de agiotagem, como cheques pré-datados e promissórias." Ela descarta, no entanto, disputa por "ponto" em jogo do bicho ou queima de arquivo. "Homicídios nao acontecem por causa do jogo do bicho (sic)."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;