Internacional Titulo
Pesquisas sobre o envelhecimento avançam nos EUA
Do Diário do Grande ABC
25/05/2000 | 00:26
Compartilhar notícia


A velhice pode ser retardada com a reduçao do consumo de calorias e um gene responsável pelo envelhecimento já foi identificado, anunciaram nesta quarta-feira duas equipes de pesquisadores norte-americanos.

Está comprovado que a reduçao do consumo de calorias, sem chegar a desnutriçao, permite prolongar o tempo de vida entre os mamíferos e atenuar os efeitos da velhice, mas ainda nao foi possível explicar por qual razao isto ocorre.

O professor Michael Jazwinsky, da Universidade da Louisiana, revelou no congresso da Sociedade Americana de Microbiologia que conseguiu prolongar a vida de uma espécie de levedura reduzindo o seu consumo de calorias.

Jazwinsky garante que prolongou a vida da levedura Saccharomyces cerevisiae, retardando inclusive os reflexos físicos do envelhecimento, por meio da manipulaçao de seu consumo de calorias.

"Se for possível desvendar as causas deste processo, será possível criar procedimentos relativamente simples para retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida do homem em seus últimos anos", disse Jazwinsky.

Em outra pesquisa, o doutor Leonard Guarente, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), identificou o gene Sir2 como o responsável pela produçao da proteína cuja quantidade regula a duraçao da vida das células de levedura, mas que atua em estrita relaçao com a taxa de metabolismo do organismo.

"Nossas descobertas proporcionam um novo modelo para o estudo do envelhecimento e deixam claro que a restriçao do consumo de calorias aumenta o tempo de vida", afirmou o doutor Guarente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;