Política Titulo Conversas
Eduardo Leite visita FHC e ouve conselho nas prévias

Ex-presidente, que anunciou apoio a Doria, prega diálogo e união em ato com governador gaúcho

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
29/09/2021 | 20:27
Compartilhar notícia
Divulgação


O governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato a presidente nas prévias do PSDB, Eduardo Leite, se reuniu com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002). Ao lado do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que abriu mão de sua candidatura interna, Leite ouviu conselhos de FHC.

“Acho que o importante nessa eleição é ter capacidade de agregar partidos e pessoas. E dar um rumo ao Brasil. Se você fizer isso, ganha a eleição”, disse FHC, ao aconselhar o jovem correligionário – o ex-presidente tem 90 anos e o governador, 36.

O movimento de FHC e Leite surpreende porque, no mês passado, o ex-presidente da República publicamente declarou apoio à candidatura do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nas prévias. “Doria representa o Brasil do futuro”, disse FHC, em agosto.

Leite minimizou a polêmica. “Quem pode responder pelo presidente Fernando Henrique é ele. Mas ele entende. A importância de capacidade de dialogar, de aglutinar apoios. A demonstração e fala do presidente Fernando Henrique, que sempre me estimulou e incentivou, são suficientes para estar respaldado para essa missão.”

Tasso, que intermediou o encontro, recorreu ao dito político do dinamismo eleitoral para convencer FHC a trocar seu apoio interno. “Se houver uma liderança que possa unir, aglutinar, se real alternativa às pobres escolhas que estão aí (em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, e ao presidente Jair Bolsonaro, sem partido, primeiro e segundo colocados nas pesquisas de intenções de voto), evidentemente que o jogo muda. E podem mudar dentro de um mês. Cada dia se vive o cada dia. Tenho certeza que o presidente Fernando Henrique e eu vamos votar diferente (nas prévias).”

Além de Doria e Leite, concorre nas prévias o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;