Setecidades Titulo Movimento
Reintegração de posse é revogada em Mauá

Justiça determinou saída de movimento feminino
de prédio, mas Defensoria Pública reverteu decisão

Vanessa de Oliveira
Daniel Tossato
do Diário do Grande ABC
29/07/2017 | 07:17
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Defensoria Pública evitou ontem a reintegração de posse de imóvel ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário na região central de Mauá. O grupo, que está no prédio desde o dia 20, reivindica à administração municipal a construção de centro de referência que atenda mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. Audiência está marcada na 1º Vara de Mauá, para terça-feira, às 14h.

“Alguns agentes de segurança apareceram na porta, ameaçando tirar a gente e avisando que a PM (Polícia Militar) estava chegando. Fomos à frente da casa reivindicar os nossos direitos, fizemos apelo na rede social e, graças à resistência, a duas advogadas que apoiam a causa e à Defensoria Pública, conseguimos adiar a reintegração”, falou a integrante do movimento Victoria Magalhães.

A defensora pública Gisele Souto Durante comemorou o resultado. “Percebemos que a Defensoria Pública poderia atuar e quando soubemos dos pleitos da ocupação, decidimos levar até a magistrada, que foi sábia em mudar sua decisão.”

O imóvel ocupado é de propriedade da Prefeitura e tombado pelo Condephaat-Ma (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá). Na quinta-feira, a juíza Maria Eugênia Pires Zampol, da 1ª Vara de Mauá, expediu a reintegração de posse e declarou que “quanto ao fato das requeridas participarem de eventual movimento social não torna lícita a invasão ocorrida, que não pode servir para eventualmente pressionar o poder público a construir o pretendido centro de referência”.

O governo mauaense afirmou estar prevista a recuperação do espaço para ser transformado em espaço cultural e que a criação de centro de referência à mulher já está no plano municipal, com obras que devem começar em breve, em outro endereço, sem, no entanto, detalhar.

O Grande ABC conta com três unidades do tipo: o Vem Maria, em Santo André; o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, em São Bernardo; e a Casa Beth Lobo, em Diadema.

Hoje, às 17h, o Movimento de Mulheres Olga Benário fará ato em defesa da ocupação da casa em frente ao prédio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;