Política Titulo Cenário
Para Salles, 'DEM é o único partido de oposição do Brasil'
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
25/05/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


"O único partido de oposição hoje no País é o DEM." A avaliação é do advogado Raimundo Salles, pré-candidato a prefeito pelos democratas em Santo André. A frase do político pode resumir o atual quadro político no Brasil, no qual até os tucanos - que ao lado do DEM são os adversários dos petistas - estudam alianças com o PT.

Salles fez a observação após a retomada das negociações entre PT e PTB - partidos historicamente opositores na cidade - visando a eleição de outubro. "Esse quadro é excelente para mim. Se não fosse dramático, seria cômico. O PT está junto com o PSDB em Belo Horizonte. Aqui, há esse quadro entre PT e PTB. Isso significa que a única trincheira de oposição é o DEM."

Pela primeira vez nesta pré-campanha, Salles criticou nominalmente o adversário Aidan Ravin (PTB) - o qual, segundo ele, oscila entre a possibilidade de lançar o nome para a sucessão ou ser vice do PT ou do PSDB.

"O que verificamos neste momento são movimentações já esperadas. O PT tem utilizado todos os mecanismos para aliciar os partidos. E, no caso do Aidan, em especial, porque ele sempre foi vacilante entre ser candidato ou não. Na minha opinião, quem não se definiu até agora não é candidato", avalia o democrata.

O prefeiturável do DEM garante que Aidan não tem "postura" de candidato. "Quem flerta quer namorar. O simples fato de ele flertar com o PT já enfraquece a pré-candidatura e desanima os adversários."

Salles afirma não ter dúvidas de que a disputa pela sucessão em Santo André, em outubro, não terá mais do que quatro pleiteantes ao cargo de prefeito - atualmente, seis nomes estão colocados: além de Salles e Aidan, Vanderlei Siraque (PT), Newton Brandão (PSDB), Ricardo Alvarez (Psol) e Ajan Marques (PDT).

"O povo saberá entender que existem interesses obscuros, mais do que propriamente políticos, por trás de algumas negociações. Há algo de pobre no reino da Dinamarca", sugere, sem citar nomes ou mesmo entrar em detalhes.

Outro lado - Aidan Ravin comparou a situação dele a de um jogador de futebol de destaque. "Qual o problema de um jogador que está sendo assediado negociar o passe com diversas equipes? É normal e ninguém critica."

O petebista fez questão de dizer não estar à procura de nenhum partido e alfinetou Salles, sem cita-lo. "Se não me falha a memória, esse mesmo pré-candidato também me chamou para ir para o time dele, mas não obteve sucesso", ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;