Nacional Titulo
Número de vítimas das chuvas em Minas sobe para 33
Do Diário OnLine
17/01/2003 | 18:36
Compartilhar notícia


O número mortos em conseqüência das chuvas que atingem todo o Estado de Minas Gerais já chega a 33, sendo 23 das mortes em Belo Horizonte. Ao todo, mais de 1,1 mil pessoas estão desabrigadas em todo o Estado.

No início da noite desta sexta foram encontrados os corpos de mais três pessoas no bairro Industrial, em Contagem. Cerca de 15 pessoas ainda está desaparecidas em MG.

Desde o início do mês, 89 pessoas ficaram feridas devido às chuvas. Pelo menos 7,5 mil estão desalojadas em todo o Estado. A previsão do tempo, no entanto, é de mais chuva forte em toda a região Sudeste do país.

Só em Belo Horizonte, pelo menos 15 mil famílias continuam em áreas de risco, segundo a prefeitura. A ordem é que as pessoas que moram em locais ameaçados se desloquem para abrigos municipais.

Pelo menos oito pessoas estariam soterradas em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, cinco integrantes de uma mesma família estão sob os escombros da casa onde moravam no bairro de Cidade Industrial. Os bombeiros estão no local para retirá-los do local.

No município de Ibirité, quatro pessoas foram resgatadas vítimas de soterramento. Três pessoas, entre elas duas crianças, haviam sido soterradas no bairro de Jardim das Rosas. Em outro caso, no bairro de Palmares, uma senhora também foi retirada dos escombros com vida.

Na cidade de Ponte Nova, na zona da Mata, dez pessoas morreram em conseqüências das chuvas. Um forte temporal alagou a cidade, destruindo casas, ruas e pontes. Pelo menos 800 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para escolas municipais. A cidade de Caratinga é a única que decretou estado de calamidade pública. Outras 11 estão em estado de alerta.

Entre as vítimas fatais da chuva está o menino Felipe Lourenço dos Santos, 10 anos. Soterrado por 15 horas no Morro das Pedras, na zona Sul da capital mineira, ele morreu durante a madrugada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital João 23.

O resgate do menino emocionou bastante os bombeiros. Na manhã de quinta, eles haviam conseguido manter contato com o garoto e, quando estavam prestes a retirá-lo, um novo desabamento voltou a encobri-lo. No fim da tarde, eles voltaram a localizá-lo e conseguiram retirá-lo dos escombros. No entanto, socorrido, ele morreu durante a madrugada.

Suspeita-se que Felipe foi vítima da chamada Síndrome do Compartimento, que ataca os membros inferiores das pessoas que ficam imobilizadas por muito tempo. Segundo os médicos, a musculatura do menino foi esmagada e as artérias haviam sido comprometidas após o garoto ter ficado muito tempo sob os escombros. Felipe chegou a ser operado no início da madrugada, na tentativa da recuperação da circulação, mas ele não resistiu.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai investigar a denúncia de que um engenheiro municipal visitou a casa na véspera do desabamento e concluiu que a residência não estava sob risco.

Aeroportos — O Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, foi reaberto no fim da manhã desta sexta-feira. No entanto, os vôos e decolagens só são feitos por meio de instrumentos.

Novas chuvas — Segundo boletim meteorológico, as chuvas no Estado são provocadas por uma frente fria estacionada na região Sudeste. Nas últimas 24 horas houve uma intensificação dessa frente, que provocou chuvas fortes. As pancadas só devem diminuir a partir de sábado.

Entre os dias 15 e 16, foram medidos 83 milímetros de chuva em Minas Gerais, índice considerado extremamente elevado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;