Internacional Titulo
Mesa defende realização de eleições gerais na Bolívia
Da AFP
08/06/2005 | 15:07
Compartilhar notícia


O presidente Carlos Mesa, que renunciou ao cargo na segunda-feira, defendeu a realização de eleições gerais imediatas na Bolívia como a "única saída para um país à beira de uma guerra civil". Sua renúncia ainda depende do aval do Congresso — decisão que deve ser anunciada na quinta-feira.

Mesa também pediu que os presidentes do Senado e da Câmara, Hormando Vaca Diez e Mario Cossío, renunciem à sucessão constitucional e promovam a consulta popular, visando superar a explosiva situação social.

As renúncias de Diez e Cossío entregariam a poder na Bolívia ao presidente da Suprema Corte de Justiça, Eduardo Rodríguez, com competência para convocar eleições gerais antecipadas. "Evitemos a perda de vidas, evitemos uma violência que nos devore a todos", pediu Mesa.

Dirigentes do Movimento da Esquerda Revolucionária, do ex-presidente Jaime Paz Zamora, disseram à imprensa que estão negociando a possibilidade de Vaca Diez ser o novo presidente. Porém, os manifestantes que mantêm estradas bloqueadas e ocupam as ruas de La Paz ameaçam radicalizar se o Congresso entregar a presidência a ele.

"Não é possível que em um momento no qual o país está jogando seu destino, sigamos com este tipo de atitude política visando interesses pessoais", disse Mesa. "Peço a Hormando Vaca Diez que renuncie ao privilégio da sucessão constitucional (..) neste momento de renúncia pessoal", acrescentou.

Vaca Diez convocou o Congresso Nacional para uma sessão nesta quinta-feira, na cidade de Sucre, para analisar o pedido de renúncia apresentado por Mesa. A decisão de realizar a sessão em Sucre foi adotada devido aos violentos protestos de camponeses e mineiros que sacodem a capital La Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;