Setecidades Titulo
Metodista ganha centro de serviços
Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
21/08/2005 | 07:42
Compartilhar notícia


Foi-se o tempo em que os alunos freqüentavam as universidades com o intuito exclusivo de estudar e conseguir o tão sonhado canudo. Na tentativa de manter os estudantes o maior tempo possível em suas dependências e com o mercado cada vez mais competitivo, algumas universidades do Grande ABC se transformaram em verdadeiros shopping centers. Oferecem serviços como agências de banco, Correios, academias, restaurantes, livrarias e até lojas de roupas.

O último grande exemplo desta preocupação com o bem-estar dos estudantes foi o alto investimento feito pela Universidade Metodista de São Paulo. No ano em que completa 35 anos de fundação, a Metodista do campus Rudge Ramos, em São Bernardo, inaugurou um moderno Centro de Convivência. No novo espaço de 6 mil m² de área construída, que custou mais de R$ 6 milhões, os mais de 18 mil alunos têm à disposição todos estes serviços e uma nova biblioteca com mais de 80 mil volumes.

"Este complexo tem como objetivo atender às necessidades básicas dos estudantes, uma antiga reivindicação dos nossos alunos. Agora, eles não precisam mais deixar as dependências da universidade para resolver questões simples, como, por exemplo, a de pagar uma conta. Em nossa universidade oferecemos tudo isso", afirma orgulhoso o vice-reitor da Metodista, professor Márcio de Moraes.

A construção do Centro de Convivência demorou quase um ano para ser concluída. E o novo espaço já conta com a aprovação e simpatia dos alunos da Metodista. Para a estudante da Faculdade de Educação Física, Camila Tombi, 19 anos, o local está contribuindo para integração dos estudantes da universidade. "Antigamente, os alunos ficavam isolados em seus prédios. Agora, está existindo uma interação. O local também é maravilhoso, bem arejado e bastante funcional. Quando não estou assistindo aula, estou na biblioteca lendo algum livro", afirmou Camila.

A FEI (Faculdade de Educação Inaciana), em São Bernardo, também oferece alguns serviços para os mais de oito mil estudantes, que têm à sua disposição restaurantes, lanchonetes, bancos, academia e uma capela. Mas, ao contrário da Metodista onde tudo é centralizado no novo prédio, os serviços são espalhados pelos mais de 200 mil m² de área das faculdades.

"Quando deixo minha casa para estudar, sei que posso encontrar tudo na universidade. Até banco temos na nossa. Não preciso carregar dinheiro em grande volume para pagar as minhas contas. Tiro e pago tudo na hora", explicou Marceu Jaques, 19, estudante do curso de Engenharia Química.   A Uniban (Universidade Bandeirantes), em São Bernardo, foi uma das pioneiras na região em manter um centro de convivência em sua sede. São mais de dez lojas em um único espaço. Os alunos também podem desfrutar de uma moderna academia.

Já a UniABC, em Santo André, mantém cantinas e uma agência de banco em sua sede, enquanto Faenac, em São Caetano, tem lanchonetes e uma biblioteca. Mas como a faculdade acabou de inaugurar um curso de gastronomia, existe um projeto de também instalar em sua sede um novo complexo de convivência, a exemplo do inaugurado na Metodista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;