Cultura & Lazer Titulo
Concerto raro no Sesc Sto.André
Do Diário do Grande ABC
09/03/2005 | 13:02
Compartilhar notícia


Em sua primeira passagem por São Paulo, o Coro Sinagogal de Leipzig agendou algumas poucas apresentações. Quatro, no total. E uma delas ocorre nesta quarta-feira, às 20h, no Sesc Santo André. O grupo alemão, formado por 30 integrantes, faz um concerto no mínimo curioso.

Comandado pelo tenor Helmut Klotz, o grupo apresenta o canto sinagogal dos séculos XIX e XX e a música folclórica ídiche e hebraica. É o único coral que faz esse trabalho em toda a Europa. E os integrantes são todos não-judeus.

As composições são apresentadas, em sua maioria, com canto alternado entre o coro e o chazan (canto litúrgico), a capella ou com acompanhamento de órgão ou piano. As músicas folclóricas ídiche e hebraica são interpretadas em arranjos livres.

O objetivo do grupo é preservar a herança cultural judaica. Tanto que, além exibir a música dos centros judaicos da Europa oriental, o coral interpreta a música coral israelense e obras de compositores judeus, como Herman Berlinski, Joseph Dorfmann e Bonia Shur.

O Coro Sinagogal de Leipzig faz de 20 a 30 concertos anuais na Alemanha. Todos os anos participa também do culto realizado em Thomaskirchem em Leipzig, em memória da Noite de Cristal, na qual inúmeros judeus foram assassinados na Alemanha e na Áustria, no início do Holocausto.

Coro Sinagogal de Leipzig – Concerto. Nesta quarta-feira, às 20h. No Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;