Setecidades Titulo Mudança de estação
Região investe em campanhas de acolhimento e agasalhos no inverno

São ofertadas 861 vagas em abrigos e 531 pontos de arrecadação de roupas

Bia Moço
22/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Prefeituras da região investem em campanhas para aquecer o inverno – que começou ontem e vai até o dia 22 de setembro –, ofertando cerca de 861 vagas em abrigos para pessoas em situação de rua e 531 pontos de arrecadação de roupas e cobertores, que são destinados a pessoas de baixa renda e vulnerabilidade social. 

Diadema e Rio Grande da Serra não estão na somatória, pois não retornaram até o fechamento desta edição. 

Atualmente, Santo André conta com aproximadamente 220 moradores de rua. Para preservação da Saúde dessas pessoas, o município ampliou as vagas para pernoite no albergue, cedeu oferta do espaço de convivência noturno, conhecido como Centro Pop, e realizou parceria para inserção de acolhimento na rede socioassistencial.

Conforme já noticiado pelo Diário, São Bernardo lançou junto da campanha de inverno, na semana passada, a Operação Cobertor que Salva para intensificar a abordagem de aproximadamente 500 moradores de rua durante as madrugadas frias. Ao todo, são 230 acomodações disponíveis. 

A administração pública de São Caetano também oferece o serviço. “Formamos vínculos com essas pessoas, buscando a família extensa (primos, padrinhos, amigos) ou a família original, fornecemos a retirada de documentos, se necessário, e o cadastro nos programas sociais do MDS (Ministério Desenvolvimento Social)”, explica Magali Rosolem, secretária de Assistência e Inclusão Social. 

A Prefeitura mauaense beneficia pessoas em situação de rua com a criação de um abrigo de inverno temporário no antigo restaurante popular São João, que tem a capacidade de atender cerca de 100 pessoas, O espaço também oferece banho e duas refeições.

Os munícipes em situação de rua de Ribeirão Pires recebem apoio, acompanhamento especializado e oportunidade de aprender uma profissão na Casa da Acolhida – conveniada com a Prefeitura para esse tipo de atendimento. Durante o inverno pode atender até 60 pessoas ao fim de um mês.

TEMPERATURAS

O inverno se destaca por ser a estação mais fria do ano e com o menor volume de chuva e, neste ano, não será diferente de 2017. As temperaturas devem ficar na média. Esporadicamente, são esperadas incursões de massas de ar frio, podendo provocar eventos de geada. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima esperada é de 11 °C, em agosto, e a máxima de 24,5 °C, em setembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;