Setecidades Titulo Dia da Igualdade Feminina
Alunos pedem respeito ao direito da mulher
Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na véspera do Dia da Igualdade Feminina, celebrado hoje, estudantes da Escola Estadual Professor Evandro Caiafa Esquivel, em Diadema, colocaram em debate a importância de se respeitar o direito entre os gêneros na sociedade. Por meio do projeto Os Direitos da Mulher, desenvolvido ao longo do primeiro semestre e envolvendo todo o núcleo acadêmico, jovens estudantes realizaram série de atividades pautados na discussão acerca do tema.

Conforme explica a coordenadora do Ensino Médio da unidade, Suzi Silva, a proposta era criar senso crítico relacionado ao assunto. “O nosso objetivo era que os alunos aprofundassem um tema que está no dia a dia de todos nós. De conscientizar que pequenos atos poderiam ser ofensivos para as meninas, por exemplo.”

O projeto, que envolveu cerca de 1.500 estudantes, teve como resultado peças teatrais, musicais, jograis, exposição de fotos e produção de vídeos. “O trabalho nos fez entender que a mulher pode ser o que ela quiser e merece respeito”, afirma a estudante Gabriele Oliveira Santos, 17 anos.

Integrante do grêmio estudantil da instituição de ensino, Larissa de Moraes Lima, 15, confessa ter tido pouco contato sobre o tema antes da produção do projeto. “Sabia bem superficialmente sobre o assunto. Agora, percebo na nossa rotina como tem muita desigualdade”, relata.

Segundo Larissa, a necessidade de se debater o assunto ficou evidente durante a produção de um curta elaborado por ela e demais integrantes do grêmio. “Contamos histórias de mulheres que falaram das dificuldades diárias, afinal, ser mulher não é fácil. Teve a história de uma carteira que falou do preconceito diário que hoje diminuiu, mas ainda falta muito para chegar ao ideal.”

Para o jovem William de Pena Gonçalves, 17, mais do que colocar o assunto em debate, o projeto ajudou a todos a melhorarem seu comportamento com o próximo. “Precisamos lutar para que todos sejam tratados iguais, independentemente do gênero.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;