Cultura & Lazer Titulo
Podcasts conquistam internautas
Bruna Queiroz
Especial para o Diário
02/08/2005 | 08:39
Compartilhar notícia


A liberdade de poder ouvir o que preferir, na hora que desejar e onde quiser já é realidade desde novembro do ano passado nas teias da web. Criada pelo norte-americano Adam Curry, ex-VJ da MTV, a nova mania atende pelo nome de podcast – transmissões de áudio em MP3 que vêm dominando o espaço virtual.

Eles lembram rádios, mas não são. A proposta é exatamente fugir dos moldes das mídias tradicionais e, para isso, empregam uma linguagem informal que lembra a dos blogs. Diferente das rádios convencionais, os podcasts não são transmitidos ao vivo, mas a vantagem que entusiasma milhões de internautas é que eles são segmentados – há podcasts sobre praticamente todos os assuntos.

O conteúdo é atualizado em sites que os abrigam – são encontrados em forma de links –, e não é necessário visitá-los regularmente para obter as novidades: basta instalar um agregador (como o iPoder) que sintonize os sites escolhidos pelo internauta, baixando automaticamente os arquivos mais recentes e jogando-os no iTunnes, iPod, PalmTop ou qualquer outro tocador digital de mídia que esteja instalado no micro e suporte o formato MP3. A partir daí, é só ouvir a programação escolhida onde quiser, já que esses tocadores são portáteis.

O podcast também permite a distribuição de conteúdo multimídia para aparelhos celulares sem a necessidade de servidores específicos, usando na comunicação apenas a linguagem padrão da web. O grande diferencial dos podcasts, portanto, é a simplicidade que envolve sua produção e distribuição.

Adesão – A simplicidade aliada à liberdade de falar o que quiser, como se estivesse editando um blog de áudio, formou uma confraria de cerca de 6 milhões de podcasters em todo o mundo.

O Grupo Caiubi de Música é um dos que entraram nessa onda virtual. Formado por mais de 50 compositores de todo o país, foi um dos que aderiram à onda dos podcasts no início, em dezembro do ano passado. Cada programa apresenta cerca de cinco músicas inéditas compostas por integrantes do Caiubi.

"Os comentários são curtos e o foco é mesmo na produção musical", conta Osmar Lazzarini, webmaster e um dos idealizadores do projeto. Ele se orgulha do pioneirismo no uso dessa ferramenta. "Dá um ar de cheguei primeiro, que é bem legal. Tem de aproveitar enquanto as gravadoras ainda não atentaram para o potencial desse recurso. Quando isso acontecer, adeus diferencial."

Ricardo Moreira, músico de Santo André, também integrante do grupo, não se incomoda com a possibilidade de as gravadoras capitalizarem o podcast. Moreira diz que um eventual assédio das gravadoras seria até positivo. "O podcast é um caminho pelo qual as rádios tradicionais podem descobrir o grupo."

Daniel Pessoa, músico de Santo André, concorda com a avaliação de Moreira, e acrescenta: "Não só as gravadoras podem despertar para nosso trabalho, mas também podemos chamar a atenção de outros compositores".

O músico e compositor Zé Rodrix é padrinho do grupo, e vê como positivo o caráter democrático da tecnologia. "Eu acho que os pocasts são o futuro real porque é a liberdade absoluta. Com eles, você nunca estará sob regência de nenhum governo, ministério ou censura. Este é um projeto de liberdade baseado no caos criativo da Internet."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;