Esportes Titulo
Casal de cegos realiza travessia do Pacífico
Por Da AFP
07/08/2005 | 16:21
Compartilhar notícia


O casal americano Scott Duncan, 31 anos, e Pamela Habek, 43, começaram em 11 de outubro de 2004 uma proeza admirável: atravessar o oceano Pacífico solitariamente. Porém, a dificuldade para os dois é um pouco mais acentuada, já que ambos são cegos de nascença.

De acordo com o diário polinésio ‘La Depeche de Tahiti’, o casal iniciou sua aventura saindo de San Francisco, em um veleiro de 10 metros de comprimento. Há três anos, Duncan vendeu sua participação em uma pequena empresa de informática para financiar a viagem e "não deixar para ninguém o direito de determinar meus limites".

Duncan e Habek chegaram ao Taiti no final de julho e já abandonaram a Polinésia para seguir para o oeste com sua "extraordinária" viagem que, entre outros, tem o objetivo de provar que "dois deficientes podem também realizar grandes coisas".

Com relação à navegação, o casal dispõe de uma tecnologia especialmente adaptada à sua deficiência. "Utilizamos sobretudo o radar, numerosos "GPS", assim como um computador com um sistema vocal. Uma câmara especial permite também aumentar os caracteres e os gráficos das cartas marítimas", explicou Habek.

Na travessia entre as costas americanas e a Polinésia francesa, o par se viu em dificuldades em razão de uma pane no motor da embarcação que durou nove dias. "Conseguimos nós mesmos repará-la", disse orgulhoso Duncan, que ressaltou que "também contamos com a ajuda de outros navegadores que contatamos por rádio".

Após a Polinésia, o casal irá para Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Panamá, de onde voltarão para San Francisco. "Já que se tem que viver com a deficiência, adaptar-se a ela é a chave da independência", sublinhou Habek ao precisar que "esse desafio diário é o que nos da uma vontade furiosa de viver".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;