Internacional Titulo
Rir da desgraça alheia faz bem , diz pesquisa
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 10:58
Compartilhar notícia


Psicanalistas alemaes fizeram uma pesquisa e descobriram que nao há motivo para se ter culpa quando se ri da desgraça alheia. Para eles, o 'schadenfreude', um termo alemao que sintetiza a situaçao em que as pessoas riem às custas dos outros, é saudável e ajuda a aliviar o estresse.

"Schadenfreude alivia o estresse porque pode levar a uma risada genuína que ajuda a pessoa a relaxar", disse o psicanalista Claudia Sies ao jornal alemao Bild. Segundo ele, as pessoas deveriam parar de se sentirem culpadas, já que essa situaçao lhes dá uma idéia de suas próprias fraquezas.

"Os erros cometidos pelos outros que mais nos divertem geralmente sao cometidos por nós também. Estamos sempre envergonhados desses erros, sem percebê-los.", afirmou Sies.

Mesmo que o alvo das risadas seja você, é possível tirar proveito disso, segundo Sies. Basta juntar-se às outras pessoas e rir de seus próprios deslizes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;