Esportes Titulo Ciclismo
Tropa de elite invade ciclovia
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Acostumada com atletas amadores, que pedalam apenas para levar a vida de forma mais saudável e estão pouco preocupados com índices e tomadas de tempo, a ciclovia da Avenida Kennedy, no bairro Barcelona, recebeu ontem a elite do ciclismo nacional. Eles voaram baixo na prova de velocidade olímpica, a primeira na programação da modalidade nos 73º Jogos Abertos do Interior.

Na disputa de ontem, o circuito de 750 metros foi percorrido por equipes de três ciclistas, cada um responsável por um terço do trajeto (250 m). Os tempos eram somados e, o trio mas veloz, o campeão.

E em uma manhã fria e chuvosa, o time de São José dos Campos, formado por Francisco Chamorro, Vanderlei Gonçalves e Robson Vieira (Bodão), cravou 50s761 e garantiu a medalha de ouro.

"O mais importante para conquistarmos esse resultado foi a vontade de vencer e união. Fizemos tudo certo durante a prova e encaixamos bem as trocas também", afirmou Bodão.

O ciclista ressaltou também que duas derrotas em competições preparatórias para os Abertos ajudaram a aumentar o ritmo dos treinos que antecederam a competição. "O nível dos competidores está muito alto. Tanto que em duas provas realizadas 15 dias antes dos Abertos nós perdemos para a equipe de São Caetano", relembrou. "Isso serviu de estímulo para a final da preparação", completou Bodão.

O trio Marcos Alcântara (Mancha), Fernando Firmino e Wanderlei Gonzales, de São Caetano, levou a prata, com o tempo de 52s433.

Firmino preferiu ressaltar a qualidade do time campeão ao comentar sobre a segunda colocação. "A ideia era ganhar, mas é um segundo lugar honroso. A equipe de São José dos Campos também tem muita qualidade", ressaltou.

O pódio da primeira divisão foi completado com a cidade de Santos, que com 53s241 ficou com a medalha de bronze.

Santo André e São Bernardo, as outras cidades do Grande ABC na prova, ficaram, respectivamente, com a sétima (56s085) e oitava colocação (56s558).

SEGUNDA DIVISÃO - Pindamonhangaba ficou com a medalha de ouro na Segunda Divisão da velocidade olímpica dos Abertos com o tempo de 52s 895.

A medalha de prata foi para a equipe de Assis, com o tempo de 54s496. Sorocaba ficou com o bronze, com 54s957.

Realizada na rua, prova de velocidade vira loteria

O fato da prova da velocidade olímpica ter sido realizada em pista de rua - originalmente é disputada em velódromo e, em outras edições dos Abertos em estrada - rendeu comentários entre os ciclistas.

"Correr na rua é sempre uma surpresa porque não dá para treinar no local da prova. A gente busca informações, mas não é a mesma coisa. Então a prova é decidida nos detalhes, quem erra menos sai vencedor", analisou Fernando Firmino, da equipe de São Caetano, que ficou em segundo.

Robson Vieira, o Bodão, vencedor da competição por São José dos Campos, também destacou as condições da rua.

"Nós viemos uns dias antes para treinar na avenida e conhecer, mas como estava chovendo só andamos de carro", lembrou o ciclista.

Hoje serão realizadas as provas de velocidade individual (masculina) e velocidade olímpica feminina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;