Política Titulo Central de Convênios
Filha de Maurício
Soares manda na FUABC

Adriana Almeida gerencia convênios com Santo André,
S.Bernardo e S.Caetano e cerca de 6.000 funcionários

Por Beto Silva
Raphael Rocha
31/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Adriana Helena de Almeida, filha do ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares de Almeida, gerencia a maior unidade de trabalho da FUABC (Fundação do ABC), a Central de Convênios. Os principais contratos da organização passam pelas mãos da médica-veterinária e, por isso, é tida como a ‘toda-poderosa' da Fundação.

Para se ter ideia da dimensão da responsabilidade de Adriana, são 40 planos de trabalho, que gerenciam cerca de 250 unidades públicas de Saúde em Santo André, São Bernardo e São Caetano. O corpo de funcionários sob a tutela da filha de Maurício chega a 6.000 colaboradores (metade de toda a estrutura de recursos humanos da Fundação), que formam o time de prestadores de serviços acadêmico, clínico e operacional nas parcerias com as três cidades. No total, a FUABC tem Orçamento de R$ 1,1 bilhão, para 12 mil trabalhadores.

São projetos de funcionamento clínico e administrativo de UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas), PSF (Programas Saúde da Família), Caps (Saúde Mental), Agentes Comunitários de Saúde, Controle de Vetores, Farmácia Popular, Samu (Serviço Móvel de Urgência), enrre outros. A Central de Convênios também atua em Rio Grande da Serra, onde estruturou o planejamento e a equipe que trabalha na UBS Central.

Antes de assumir a superintendência da Central de Convênios, setor criado em 2007, Adriana Almeida já trabalhava na Faculdade de Medicina do ABC, também mantida pela Fundação. Ela é concursada da entidade, mas atua no cargo comissionado para gerir os serviços de fora da entidade.

O presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, afirmou que a atuação de Adriana Almeida não tem influência do pai ou da administração de São Bernardo, onde Maurício Soares era secretário de Governo e hoje comanda a Fundação Criança.

"Ela é funcionária da FUABC há muito tempo. Trabalha na Central de Convênios muito antes de eu assumir como presidente (em janeiro). Não é porque é filha do Maurício Soares (que está na Central de Convênios). Ela é supercompetente, trabalha muito bem. Não teve ingerência ou indicação (da Prefeitura de São Bernardo) para que ela atuasse lá", disse Mindrisz.

Ele minimiza o poder exercido por Adriana na entidade. "Não procede (ela ter status de destaque na FUABC). Ela é diretora da maior mantida da Fundação, que tem contratos com Santo André, São Bernardo e São Caetano. Ela rege quase 6.000 funcionários. Administra a relação com essas prefeituras. Temos contratos, por exemplo, para gerenciar o Programa Saúde da Família em algumas cidades e quem toca esses contratos é ela. Achar que ela é ‘super alguma coisa' não conhece a Adriana", ponderou.

Mauricio Mindrisz assumiu a presidência da Fundação do ABC para o biênio 2012-2013 por indicação da Prefeitura de São Bernardo, comandada por Luiz Marinho (PT). Há revezamento de indicações dos chefes da organização entre as três cidades.

Paralelamente à função exercida na Fundação do ABC, Adriana Almeida é proprietária do canil Auca Domus, na Granja Viana (SP), que cria e treina cães de raça. A médica-veterinária não retornou aos contatos do Diário para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;