Política Titulo São Caetano
Pinheiro estuda extinguir Secretaria de Governo
Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
25/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), planeja extinguir a Secretaria de Governo. A Pasta, que tem função estratégica no relacionamento do Executivo com o Legislativo, seria substituída por um único assessor especial.

A mudança atende à proposta de Pinheiro de enxugar os gastos da máquina e também vai ao encontro do desejo do principal cotado para assumir o cargo, Moacyr Guirão (PMDB). O peemedebista está auxiliando o prefeito eleito na articulação com parlamentares pela governabilidade e a presidência da Câmara, e não pretende ter função no governo que lhe renda muitos holofotes.

Com a mudança, Guirão deve ocupar o mesmo cargo que Pinheiro pretende designar para sua filha, Gica. A dupla completaria os braços de confiança do futuro prefeito. Gica terá tarefa interssecretarial de dialogar com todas as pastas e garantir a sintonia do Paço. Já Guirão ficaria exclusivamente com a relação política na Câmara, no trato com vereadores para a aprovação de projetos de lei.

Assim, a função de secretário de Governo deverá começar o ano vaga. Porém, a extinção da Pasta e a criação de cargo demandam que Pinheiro elabore e encaminhe projeto de lei à Câmara. Somente após o crivo dos vereadores o peemedebista poderá fazer suas alterações na estrutura do Palácio da Cerâmica.

A relação de Pinheiro com os parlamentares, que parecia estar tranquila mesmo com o fato de o futuro governo ter eleito apenas três dos 19 vereadores, ainda está indefinida. Bloco independente formado por quatro partidos - PDT, PHS, PSD e PPS - agrupa seis nomes que não devem caminhar ao lado do eleito. A entrada do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) nas discussões pela presidência do Legislativo também afastou do peemedebista os quatro eleitos pelo PTB.

Fábio Palacio (PR), Pio Mielo (PT) e Chico Bento (PP) ainda estão soltos na atual conjuntura da Câmara. Mesmo que Pinheiro recrute estes nomes, teria dificuldades para garantir a maioria.

A eleição pela presidência da Câmara, que ocorre dia 1º, pode se tornar a primeira derrota de Pinheiro. Jorge Salgado (PTB) tem apoio dos três correligionários, de Pio Mielo, Edson Parra (PHS) e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (PDT). Já o postulante governista e atual comandante do Legislativo, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), tem enfrentado rejeição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;