Esportes Titulo Paulistão
Motivado com seleção, Leandro Damião estreia na Vila
Por
11/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Após a estreia apenas discreta diante do Linense, em Lins, na semana passada, Leandro Damião vai ter a oportunidade de se aproximar do seu verdadeiro futebol no seu primeiro jogo com a camisa do Santos na Vila Belmiro, nesta terça-feira, às 19h30, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O adversário não poderia ser mais oportuno: o Comercial, um dos mais fracos times da competição - quarto colocado do Grupo A, com quatro pontos (uma vitória e um empate), derrotado em quatro dos seis jogos que disputou, com seis gols marcados e nove sofridos.

A motivação do atacante de R$ 42 milhões aumentou com a decisão do treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, nesta segunda, de adiar para o fim do mês a convocação dos jogadores que atuam no Brasil para o amistoso de 5 de março, em Johannesburgo, contra a África do Sul. Até lá, Leandro Damião terá, além do jogo desta terça, mais quatro (contra Penapolense e São Paulo, fora, e Atlético Sorocaba e Bragantino, em casa) para mostrar que pode ser a solução para o ataque do Brasil na Copa do Mundo, se Fred não se recuperar da nova lesão.

Pelo futebol que tem apresentado nas últimas rodadas, especialmente nas goleadas por 5 a 1 contra Corinthians e Botafogo (ambos na Vila Belmiro), o Santos não deverá ter dificuldade para somar mais três pontos nesta terça, chegando a 19 e igualando a campanha do Palmeiras. A tendência é de vitória por uma boa diferença de gols.

O treinador Oswaldo de Oliveira eliminou em menos de um mês os focos de resistência ao seu trabalho ao abrir mão de um volante de marcação para implantar o esquema de jogo da sua preferência, o 4-2-3-1, mais ofensivo do que o de Claudinei Oliveira no segundo semestre de 2013. O treinador superou as dificuldades iniciais e mesmo com as perdas do capitão e líder Edu Dracena (operou o joelho esquerdo) e de Montillo (negociado com o futebol chinês) rapidamente deu padrão ao time.

Um dos principais méritos de Oswaldo de Oliveira até agora foi ter mudado Gabriel. O garoto era atacante de pouca velocidade de lado de campo e, ao ser improvisado pelo meio, mais perto da área, adaptou-se rapidamente e se tornou artilheiro do time no Paulistão, com quatro gols em cinco jogos.

Com apenas 17 anos, Gabriel já pode ser considerado reserva de luxo porque deixa o time para dar lugar a Leandro Damião, a mais cara contratação da história entre clubes brasileiros. Ele cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Linense e deve entrar no segundo tempo nesta terça para não perder a motivação.

Oswaldo de Oliveira não descarta a possibilidade de em breve escalar Gabriel ao lado de Leandro Damião na ausência de um dos titulares. Para ele, o garoto tem qualidade para jogar no meio ou como atacante que fecha na diagonal para finalizar e até, em uma emergência, substituir Cícero. "Os quatro jogadores de frente não têm posições fixas e sim funções a cumprir, sem perder a liberdade de mudar de acordo como vão sentindo o jogo". Thiago Ribeiro, jogador de intensa movimentação e importante taticamente para o conjunto, também tem lugar garantido no ataque.

Outra aposta de Oswaldo de Oliveira é Geuvânio, que aproveitou bem as oportunidades, se entende bem com Cicinho e é uma das armas para os contra-ataques. Na defesa, ele encontrou o equilíbrio com a escalação do já rodado Neto ao lado do novato Gustavo Henrique.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;