Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Nova Zelândia condena presença de navio japonês



10/02/2014 | 01:57


A Nova Zelândia afirmou nesta segunda-feira estar "profundamente aborrecida" com a entrada de um navio baleeiro do Japão na zona econômica exclusiva. O país convocou um diplomata sênior japonês para reclamar sobre o incidente.

O ministro de Relações Exteriores da Nova Zelândia, Murray McCully, disse que autoridades em Wellington convocaram o vice-diretor da missão da embaixada japonesa para tornar claro o descontentamento com a presença do navio Shonan Maru 2 na zona econômica exclusiva da Nova Zelândia.

"Nós pedimos que nossas pessoas em Tóquio passem uma mensagem similar ao Ministério de Relações Exteriores do Japão", disse McCully, em entrevista à Radio New Zealand. O ministro explicou que o navio japonês não entrou no território neozelandês, apesar de invadir a zona econômica.

O navio possui autorização legal para navegar na zona, mas o ministério afirmou ter deixado claro aos oficiais japoneses que a embarcação não era bem-vinda. Em comunicado divulgado no domingo, o ministério classificou a decisão japonesa de ignorar os pedidos da Nova Zelândia como "inútil, desrespeitosa e míope".

McCully afirmou que a Nova Zelândia, que é um dos principais oponentes ao programa baleeiro do Japão, considerará medidas adicionais para "garantir que os japoneses entendam quão irritante isso é". O ministro não especificou os próximos passos. Fonte: Associated Press.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;