Setecidades Titulo
Comunidade católica do Grande ABC celebra o dia de São Judas Tadeu

Paróquia em Santo André recebeu cerca de 30 mil fiéis durante todo o dia de ontem

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
28/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Católicos do Grande ABC celebraram ontem o dia de São Judas Tadeu, conhecido como o padroeiro das causas impossíveis. Na paróquia de Santo André – Rua Vitória Régia, bairro Campestre –, cerca de 30 mil devotos do santo passaram pela igreja durante todo o dia.

“Por ter sido na segunda-feira, não achávamos que viriam tantos fiéis. Veio mais gente do que esperávamos. Acho que, por causa do feriado do dia do servidor público, muito mais pessoas puderam vir”, afirmou o padre Odelardo Lourenço Pinto Júnior, pároco da igreja andreense.

Na igreja de São Bernardo, no bairro Planalto, a paróquia também esteve lotada durante todo o dia. Não houve confirmação do total de pessoas que passaram por lá. “Sempre que posso venho fazer minha oração nesta data. Morava aqui perto na adolescência e sou devota de São Judas desde então”, disse a dona de casa Maria de Fátima Fernandes, 59 anos.

Durante todo o dia foram realizadas missas e venda de comidas típicas de quermesse nas duas paróquias. O bispo da Diocese de Santo André, responsável pelas sete cidades, dom Nelson Westrupp, comandou a celebração das 15h em São Bernardo e das 20h em Santo André.

“Vemos uma grande multidão de fiéis pedindo socorro ao santo para causas difíceis e impossíveis. É muito gratificante constatarmos a devoção desse povo maravilhoso. Esse apóstolo certamente foi um dos grandes transmissores do evangelho”, comentou Dom Nelson.

O autônomo Julio Madeira Caçote, 55, tem dois motivos para ir à igreja anualmente no dia 28 de outubro. “Além de ser devoto de São Judas, que já me concedeu muitas graças, é meu aniversário. Então, esta data é muito importante para mim. Sempre aproveito para agradecer todas as conquistas da minha vida”, afirmou o fiel, que acendeu uma vela em homenagem ao santo na igreja de Santo André.

HISTÓRIA

São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, e primo de Jesus. Foi um dos 12 discípulos de Cristo e dedicou sua vida a levar os ensinamentos do Messias a todos os povos. Sua pregação provocou inveja e fúria contra ele próprio, que foi morto com golpes de cassetetes, lanças e machados.

Em sua imagem, São Judas Tadeu carrega o livro que simboliza a palavra pregada por ele, além da machadinha, o instrumento que o matou. Seus restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, Itália, na Basílica de São Pedro.


“É um santo popular”, diz dom Nelson

Não é a toa que São Judas Tadeu arrasta quantidade muito grande de devotos à igreja no dia 28 de outubro. Para o bispo da Diocese de Santo André, responsável pelas sete cidades, dom Nelson Westrupp, ele é um “santo de devoção popular.” O líder católico no Grande ABC acredita que a fama de padroeiro das causas impossíveis colabora para a alta devoção.

“Atrai muitos devotos justamente por ir ao encontro das necessidades do povo, sobretudo os que passam por privações, dificuldades e se deparam com fatos impossíveis de serem resolvidos na vida. É por essa fama e pelo fato de ter grande poder junto a Deus que muitos fiéis recorrem a ele.”

“Existem outros santos importantes, como São Pedro, que foi o primeiro papa. Mas os apóstolos, como São Judas, são muito venerados no mundo inteiro porque fizeram parte dos 12 discípulos que Jesus escolheu pessoalmente para darem continuidade à sua missão de evangelização”, comentou.

Dom Nelson pede que os fiéis tenham como espelho o padroeiro das causas impossíveis. “Ele derramou seu sangue por amor ao Senhor. A exemplo dele, sejamos também evangelizadores e que, por meio de seu testemunho de vida, tenhamos coragem de pregar o Evangelho.”

Na Capital, milhares de pessoas compareceram às celebrações no santuário do bairro Jabaquara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;