Economia Titulo
Fipe revê projeçao de IPC para 1,10% em outubro
Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 12:50
Compartilhar notícia


A Fipe reviu, no começo da tarde desta quarta-feira, as projeçoes do IPC para o mês de outubro, de 0,80% para 1,10%. O índice anual também teve sua projeçao alterada, de 7% para 7% a 7,5%. No entanto, as estimativas para novembro (0,50%) e dezembro (0 30%) estao mantidas.

Segundo o coordenador do IPC da Fipe, Heron do Carmo, a revisao decorre dos aumentos da carne bovina, álcool combustível e açúcar. O preço da carne apresentou variaçao de 10,01% na terceira quadrissemana de outubro, contra 7,57% no período anterior. O álcool combustível subiu de 17,83% na terceira quadrissemana, ante 16,12% na segunda.

Já o açúcar subiu 13,3% contra 15,16%. Segundo Heron, os aumentos da carne, álcool e açúcar, somados, representam 0,75 ponto percentual dentro do resultado da terceira quadrissemana, que ficou em 1,18%, superior ao índice de 1,13% no período anterior.

A revisao para o mês de outubro, segundo Heron, considera que a variaçao dos preços da carne e do álcool se manterá no ritmo atual. Isso porque, explicou Heron, no final do mês, a demanda costuma recuar ligeiramente porque o consumidor tem seu poder de compra reduzido.

Segundo Heron, a alta da carne ocorre mais pela queda da oferta causada pela alta do dólar e pela estiagem mais prolongada neste ano do que pelo aumento da demanda. Ele lembrou que, nos anos anteriores, havia importaçoes do Mercosul, ao contrário do que vem ocorrendo este ano, e as exportaçoes estao aumentando. Ele ainda observa que essa alta pode vir a pressionar também os preços do frango, produto que é utilizado pelo consumidor em substituiçao à carne bovina.

Esses reajustes poderao ser captados pela pesquisa na última quadrissemana semana de outubro e em novembro. No caso do álcool combustível, Heron diz que a alta ocorre porque os preços estava defasados e agora está havendo um ajuste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;