Nacional Titulo
Covas:'Estado nao se sente responsável pela morte de menores'
Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 14:35
Compartilhar notícia


O governador Mário Covas disse nesta terça-feira em entrevista coletiva concedida logo após a privatizaçao da Cesp Tietê, que o Estado nao se sente responsável pela morte de quatro menores, durante a última rebeliao ocorrida na Febem, em Sao Paulo. Na avaliaçao de Covas, os meninos foram mortos por outros colegas, e os monitores que poderiam fazer alguma coisa para evitar isso, estavam imobilizados. Mas ressaltou que, se a Justiça determinar que as famílias desses menores devem ser indenizadas, o Estado vai arcar com essa decisao. O governador fez questao de frisar que nao está delegando a ninguém a culpa pelo quem acontecendo na Febem, mas disse que nao está sendo fácil solucionar a questao. "Tudo que pode ser feito para melhorar este impasse está sendo realizado. Primeiro precisamos eliminar a superlotaçao para, depois, implantar uma nova filosofia", disse.

Covas usou como exemplo uma unidade para menores, construída em Sao José do Rio Preto, que poderia receber crianças de baixa periculosidade. Prova disso é que a construçao nao tinha sequer grades, mas a Justiça determinou que outro grupo fosse para lá, formado por menores mais agressivos, e que agora está sendo necessário fazer reformas para levantar muros e grades. O governador também citou a concorrência feita para duas instalaçoes, na Febem, em Franco da Rocha-SP, com capacidade para 480 menores cada.

Elas deveriam estar prontas em janeiro, mas a Justiça suspendeu a obra, alegando que esta afeta o meio ambiente. "Estou tentando, e nao vou transferir culpa para ninguém. Mas boa parte desses menores nao sao fruto da miséria e da fome, pois 70% têm casa própria".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;