Economia Titulo
Preço do arroz caiu 12,6% no RS, aponta Emater
Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 12:45
Compartilhar notícia


A Empresa de Assistência Técnica e Extensao Rural (Emater) apontou uma queda de 12,6% nos preços do arroz, desde o começo da colheita no Rio Grande do Sul equivalentes a R$ 1,71 por saco.

A Emater ressaltou que o valor parece pequeno, mas se for multiplicado pela parcela já colhida (próxima a 40%) da safra, apenas a título de exercício, representará perda de R$ 65 milhoes. Os dados estao no informativo conjuntural da entidade. "Como reflexo de um mercado bem ofertado, os preços nao mostram reaçao", destacou o levantamento.

A Emater lembrou, ainda, que prosseguem as importaçoes do grao do Uruguai e Argentina, o que colabora para reduzir o preço do produto doméstico. O Serviço de Classificaçao Vegetal da entidade mediu o rendimento médio de graos no arroz em casca gaúcho na safra 98/99 e comparou com o produto importado colhido no mesmo período. A relaçao, no primeiro caso, é de 58% de graos inteiros por 10% de graos quebrados. No grao importado, os parâmetros foram 57% e 12%, respectivamente.

As baixas temperaturas estao preocupando os arrozeiros, pois poderao provocar falhas nos graos das lavouras do tarde, relatou a entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;